Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Equipamentos

Equipamentos auxiliam o manejo da cama aviária para maior eficiência na produção

Equipamentos que auxiliam nas tarefas de descompactação da cama aviária interferem diretamente nas características do frango, pois evitam enfermidades nos pés e peitos das aves

Equipamentos auxiliam o manejo da cama aviária para maior eficiência na produção

Um dos principais problemas em um aviário é a formação de amônia no espaço (Foto: Husqvarna/Fábio Conterno)Peito, bico, penas e até mesmo os ossos das aves precisam estar em perfeitas condições se produtor quiser destacar seu produto no mercado.De acordo com o nutricionista de aves de corte na Agroceres Multimix, Lidson Nery, vários fatores influenciam o bom desenvolvimento das aves, mas um dos mais importantes e que garante a resguarda dos animais dentro de um galpão, é a cama aviária. O correto manejo da cama de frango evita o contato direto do frango com o solo duro, irregular e impermeável, que pode trazer grandes riscos para todo um lote.

Dessa forma, equipamentos que auxiliam nas tarefas de descompactação da cama aviária interferem diretamente nas características do frango, pois evitam enfermidades nos pés e peitos das aves. Com aves saudáveis, é possível alcançar um alto nível de conversão da ingestão de ração em ganho de peso. Consequentemente, os criadores ganham com o aumento da lucratividade e da produtividade.

Paulo Figueiredo, consultor técnico (Foto: Avicultura Industrial/Fernanda Oliva)Paulo Figueiredo, consultor técnico, conta que um dos principais problemas em um aviário, que pode comprometer a saúde das aves, é a formação de amônia no espaço. “O gás é gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos e é capaz de causar infecções que vão interferir no desenvolvimento das carcaças, afetando o ganho de peso”, explica.

Figueiredo explica que os efeitos da amônia são reduzidos quando o criador diminui a compactação do solo. “Outra vantagem de deixar o solo mais macio é evitar as calosidades nos pés das aves, fator que interfere diretamente na qualidade do frango para exportação”, ressalta fazendo referência ao comércio crescente de pés de frango para a China.

O técnico conta que com cerca de R$ 5 mil reais o avicultor consegue investir em equipamentos que auxiliam nas tarefas de descompactação da cama aviária para que fique livre de doenças e insetos. “São equipamentos de fácil manejo, que pode ser movimentado para frente e para trás, agilizando o trabalho dentro do aviário, e permitem uma melhor mistura da cama aviária, evitando excesso de poeira e trepidações”, sugere. “Conservar a granja sempre limpa é uma atitude preventiva que garante mais saúde para as aves e maior produtividade do negócio”, ressalta Figueiredo.