Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

<p>Secretário de Defesa Agropecuária debate sanidade animal com secretários estaduais de agricultura do nordeste.</p>

Redação (02/10/07) – O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Afonso Kroetz, participa hoje, em Parnamirim (RN), de reunião com secretários estaduais de agricultura nos estados da Região Nordeste e técnicos das Superintendências Federais de Agricultura.

Essa será a terceira reunião do secretário para avaliar e discutir o serviço de execução da defesa sanitária animal nos estados nordestinos. A segunda reunião foi realizada na Paraíba no dia 21 de setembro. No primeiro encontro, realizado em Brasília,  participaram representantes de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na ocasião, Kroetz solicitou aos secretários uma ação em conjunto para otimizar recursos humanos e financeiros destinados à Defesa Agropecuária.

Ações em bloco – “Com essa atitude, ganharemos tempo e qualidade nas ações com economia de verbas”, disse Kroetz.

Em relação ao Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o diretor do Departamento de Saúde Animal da (SDA/Mapa), Jamil Gomes de Souza, defende ações em bloco pelas regiões brasileiras. “O PNEFA já previa iniciativas para ações em conjunto”, alertando também que “trabalhar dessa forma não significa que um estado deve ficar a reboque de outro, é preciso independência e harmonia, cada qual com suas peculiaridades, mas sem depender diretamente do vizinho”, disse.

Segundo Kroetz, há seis anos não há registro de febre aftosa na região Nordeste do Brasil, mas é importante estar sempre atento. “É preciso criar uma estrutura de vigilância e defesa sanitária permanente e capacitada, de forma que possa prevenir ocorrências futuras. É chegada a hora de o Nordeste participar da área livre de febre aftosa no Brasil”, ressaltou.

Os representantes dos estados, na reunião desta terça-feira, devem apresentar um relato da situação atual, abordando os diversos segmentos da estrutura física e operacional para elaboração de plano de ação envolvendo todas as instituições comprometidas com a erradicação da febre aftosa na região.

Campanha — Kroetz participa, ainda, no Rio Grande do Norte do lançamento da 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa no estado.

O Encontro Nordeste de Defesa Sanitária Animal começa às 8 horas, sendo que a primeira atividade será o lançamento da campanha de vacinação. O evento será realizado no Auditório da Associação Norte Riograndense de Criadores (Anorc), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).