Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

20% da comida no Brasil têm problemas

A contaminação está muito ligada a problemas de saneamento básico, vigilância sanitária e orientação da população em relação à higiene pessoal.

Da Redação 11/06/2002 – As estatísticas sobre intoxicação alimentar são imprecisas no Brasil. Só o Paraná, único Estado que estuda as doenças transmitidas por alimentos no país, registra 1,6 milhão de pessoas que sofreram algum tipo de contaminação nos últimos 20 anos. Porém o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) garante que em torno de 20% de todos os alimentos que os brasileiros colocam no carrinho do supermercado ou na sacola da feira estão em desacordo com uma ou mais normas do Ministério da Saúde.

“No Brasil, a contaminação por alimentos está muito ligada a problemas de saneamento básico, vigilância sanitária e orientação da população em relação à higiene pessoal. Já melhoramos muito, mas há muito por fazer”, declara o gastroenterologista Aytan Sipahi, do Hospital de Clínicas de São Paulo.

O Brasil ainda enfrenta problemas com a vigilância sanitária, “altamente burocratizada”, diz o deputado e especialista em saúde pública Eduardo Jorge (PT-SP). Por conta do despreparo e de uma fiscalização fragilizada, falta qualidade aos alimentos e medicamentos que chegam ao mercado, muitas vezes, sem nenhum cuidado.