Banner AI - Cobb
Sanidade

26 milhões de aves estão sem comida na Região do Café e Norte do Vale

Sindicato clama urgentemente pela desobstrução das estradas devido ao elevado número de animais mortos

Redação com informações de Caracol
26-Mai-2021 09:45 - Atualizado em 26/05/2021 10:04

Da regional FENAVI para o Eixo Café e Norte Del Valle, eles anunciam que cerca de 26 milhões de aves para a produção de carne de frango e ovos estão sem comida , isso devido aos bloqueios de estradas que existem em diferentes partes do país. Eles alertam que esses animais estão morrendo diariamente por conta dessa situação.

“O processo de reprodução de um pássaro dura um ano e meio, ou seja, os pássaros morrem, o desemprego é levantado hoje e amanhã não teremos carne de frango, nem teremos ovos, todo aquele ciclo desde o início da O processo de incubação leva um ano e meio , então você imagina a carência que vem para o nosso país e para a nossa região, é alarmante ”, explica Adriana Dávila Velásquez, diretora da FENAVI para a Região Cafeeira e Norte do Vale.

Ele lembra que esse setor depende 100% do porto de Buenaventura, onde diz que 250 mil toneladas de alimentos são represadas , por isso não têm conseguido obter milho e outros insumos essenciais para a manutenção dos animais.

“Daqui sai para todas as zonas do país, distribuímos para Bogotá, Medellín, Vale, neste momento a produção local está sendo feita para consumo local, porque aqui não entrou nem produção de fora , neste At the Quando falta frango, falta ovos, então é uma situação extremamente crítica e lamentável ”, disse o dirigente.

É claro que o Eixo Café e Norte Del Valle pertencem a uma região estabelecida como um importante corredor rodoviário para o país, portanto os bloqueios que praticamente circundam a região, aumentam a dificuldade para este setor.

“Batemos às portas do Governo Nacional, sentamos com o Presidente da República, estivemos com os governantes de cada localidade, mas não conseguimos nada , pedimos que desbloqueiem as formas de poder alimentar os nossos pássaros ”, disse Dávila Velásquez.

Ele alerta que neste momento está em risco a segurança alimentar do país e a sobrevivência de mais de 350 mil pessoas que vivem do mercado de carne de frango e ovos nesta região do país.