2º encontro "Diálogos Produtivos Setoriais - Avicultura e Piscicultura" acontece em Dourados
Os produtores participaram de palestras, diálogos e debates que mostraram o cenário atual e o futuro de cada uma das cadeias
Mais de 300 produtores rurais dos setores de avicultura e piscicultura se reuniram nesta quarta-feira (22) para o 2º encontro “Diálogos Produtivos Setoriais – Avicultura e Piscicultura”, que aconteceu no Kanoa Restaurante e Pesqueiro, em Dourados.
A iniciativa faz parte do Propeq Dinamiza (Programa Estadual dos Pequenos Negócios) e, além dos produtores rurais das duas cadeias estratégicas, contou com a participação de técnicos da Semagro, Sebrae, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), entre outras entidades.
Os produtores participaram de palestras, diálogos e debates que mostraram o cenário atual e o futuro de cada uma das cadeias. “Além de terem aprendido com as palestras de técnicos de altíssima qualidade, foram discutidas a realidade de mercado, dos processos para as duas câmaras setoriais, seja da avicultura ou piscicultura, que estão muito bem-organizadas no Estado”, disse o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta.
Na abertura do evento, o prefeito de Dourados, Alan Guedes, ressaltou a importância das cadeias produtivas e do apoio do poder público ao setor. “Nosso papel é fomentar a produção, proporcionar as condições logísticas para que os produtores possam escoar os seus produtos, para chegar à área rural os insumos necessários com qualidade. Tudo para que essa cadeia possa contribuir para o desenvolvimento de Dourados como já tem feito”, disse.
Esse é o segundo evento com as temáticas abordadas. O primeiro aconteceu em Campo Grande no mês de março e agora o Sebrae trouxe para Dourados, abrangendo produtores da região. De acordo com Vanessa Reis, gerente regional sul do Sebrae/MS, a ideia é estruturar um plano de ação com essas duas cadeias. “Tanto avicultura quanto a piscicultura são eixos estratégicos com potencial de alavancagem da nossa região. Por isso a importância de se discutir temáticas importantes do mercado, tecnologia, manejo, produção para que esses empreendedores rurais consigam alavancar a sua cadeia produtiva”.
A ação é uma parceria da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar).
Assuntos do Momento

Maior demanda de soja eleva valores no mercado interno
Segundo pesquisadores do Cepea, esses agentes aproveitaram o elevado patamar do dólar – que voltou a operar acima de R$ 5 – para realizar negócios de curto prazo para o mercado interno e completar navios

Caem as avaliações de qualidade de milho e soja dos EUA devido a clima quente
As classificações caíram dois pontos percentuais em relação a uma semana atrás
China diminui importação de soja do Brasil e aumenta dos Estados Unidos em maio
As importações da oleaginosa dos Estados Unidos alcançaram 16,77 milhões de toneladas de janeiro a maio

Importações chinesas de milho da Ucrânia caem em maio
A China, o maior importador mundial de milho, importiu 126.727 toneladas do grão amarelo da Ucrânia

Começa a colheita da segunda safra de milho e preço segue firme
Segundo pesquisadores, a sustentação veio da postura firme de vendedores, que estiveram atentos à maior paridade de exportação

Milho, soja e trigo despencam na Bolsa de Chicago e causam preocupações econômicas
A soja atingiu seu menor patamar desde 11 de maio e o milho atingiu seu nível mais baixo desde 6 de junho