Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

3ª FAVESU destaca programação de palestras sobre questões econômicas e de bem-estar animal

Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba - FAVESU está marcada para os dias 11 e 12 de junho.

A 3ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba – FAVESU está marcada para os dias 11 e 12 de junho, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, Venda Nova do Imigrante (ES). O evento terá uma programação abrangente, com palestras abodando questões econômicas e de bem-estar animal, entre outros assuntos. Confira alguns dos destaques:

PALESTRA ÂNCORA

A palestra âncora da 3ª FAVESU, que será realizada no dia 12 de junho, às 17h, terá como tema: “Análise dos Mercados de Grãos e Proteínas, Frente ao Cenário Econômico Atual”, e será ministrada pelo engenheiro agrônomo e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Alexandre Mendonça de Barros, que também é sócio-consultor da MB Agro. A palestra abrangerá alguns dos principais indicadores estratégicos atuais como: dados acerca de milho, soja, ovo, carne de frango e suínos; tendências no mercado mundial;fatores que podem influenciar na produção; tendências de preços; além da influência da situação econômica brasileira atual junto aos mercados de insumos e produtos.

PALESTRA INTEGRAÇÃO

Assunto bastante discutido atualmente no Brasil, o sistema de integração será abordado durante a 3ª FAVESU, na palestra: “Sistema de Produção Integrada – Caso de Sucesso de Santa Catarina”, ministrada pelo Dr. Airton Spies, secretário de estado adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. A palestra será realizada às 13h do dia 12 de junho. Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas. Tem graduações como engenheiro agrônomo e administrador de empresas. Também é formado como técnico agrícola.

QUALIFICASES

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e com o apoio do Sebrae, traz para a 3ª FAVESU o “Fórum de Bem-Estar na Suinocultura”. Será uma ação inédita que prevê discussão em torno das boas práticas agropecuárias, chamando a atenção para a importância de desenvolver planejamentos sustentáveis e economicamente viáveis, ampliando as discussões e favorecendo o surgimento de um posicionamento comum do produtor em relação a estas demandas sociais.

O Fórum acontece no dia 11 de junho, a partir das 9h30 min, sendo destinado a produtores e associados, gerentes de granjas e chefes de setor, e está dividido entre os temas: Bem-Estar Animal: A Suinocultura Atenta ao Futuro; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e Pontos Críticos do Sistema de Produção de Suínos: Novos Conceitos para Produzir Mais.

DANIEL FURTADO

O Espaço Gourmet da 3ª FAVESU é o local de atualização e treinamento para gestores e colaboradores de açougues, supermercados, restaurantes, lanchonetes e para o próprio consumidor final. Os participantes poderão acompanhar as novidades em termos de cortes através da Vitrine da Carne, que contará com a presença de Daniel Furtado, mestre açougueiro com vasta experiência no mercado de suinocultura.

Ele já ministrou mais de 300 cursos de cortes suínos, com atuação no Brasil e no exterior. Também é responsável técnico pelo Manual Brasileiro de Cortes Suínos. Daniel apresentará diversos cortes de carne suína e carne de frango. A Vitrine da Carne acontecerá no Espaço Gourmet, durante a 3ª FAVESU, no dia 12 de junho, com programação a partir das 13h, e outra com início às 18h.

GILSON SURRAGE

As Aulas Show Gastronômicas da 3ª FAVESU serão realizadas no Espaço Gourmet e serão ministradas pelo chef Gilson Surrage, formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio. Em 2014, o chef Gilson Surrage foi um dos responsáveis pela produção da maior omelete das Américas, feita com 15.840 ovos, durante a 34ª edição da Festa do Colono, do município de Santa Maria de Jetibá. Na 3ª FAVESU, ele ensinará a produzir pratos à base de carne suína, frango e ovos. As aulas serão no dia 12 de junho, com programação a partir das 13h, e outra com início às 18h.

QUALIFICAVES FC E PC

O Programa Anual de Capacitação de Avicultores – QUALIFICAVES terá uma edição especial durante a 3ª FAVESU. No dia 11 de junho, a partir das 9h30 acontecerão as palestras: Situação da Influenza Aviária no Mundo e Registro de Granjas no Estado de São Paulo. Esses temas serão ministrados tanto para o setor de Frango de Corte, quanto de Postura Comercial. Após o almoço, às 13h acontece a palestra Qualidade de Ovos no Mundo, exclusiva para produtores de Postura Comercial.

Com informações da Aves/Ases,