Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

A agroindústria e a produção de qualidade

Por Jorge Luiz de Lima, diretor Executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Avicultura (SINDICARNE/ACAV)

A agroindústria e a produção de qualidade

A agroindústria brasileira, ao longo de mais de 60 anos, vem desenvolvendo um produto de alta qualidade no mercado mundial, e assim é reconhecida. Os pioneiros do agronegócio na produção nacional de aves e suínos são empresas que surgiram em Santa Catarina e se tornaram empresas globais.

O setor se especializou em um tripé que o levou ao topo do mercado global de proteína animal. Fazem parte deste tripé a sanidade, nutrição e genética. No aspecto sanitário, o Estado foi pioneiro na erradicação da febre aftosa sem vacinação do rebanho em suínos e na eliminação de doenças em aves e detém um monitoramento rigoroso de suas ações junto ao poder público em interação constante para manutenção do status sanitário concedido pela OIE. Quanto à nutrição as agroindústrias desenvolveram rações balanceadas para a alimentação dos animais fazendo com que o aproveitamento energético destes traga um produto nutritivo e saudável. Por fim, o melhoramento genético da cadeia produtiva fez com que o rebanho de suínos e aves seja de excelência, inclusive com a exportação de matrizes.

Além da qualidade dos animais é importante destacar toda a logística envolvida na produção, desde homem do campo que produz os insumos da alimentação como milho, por exemplo, bem como os criadores de animais no sistema de cooperação e integração.

Outro aspecto relevante para o sucesso do setor é, sem dúvida, a produção industrial que atualmente possui em Santa Catarina mais de 60.000 empregados diretos, 480.000 postos de trabalho indiretos, produzindo em torno de 3 milhões de aves e 30 mil suínos por dia, respondendo por 34% do PIB de Santa Catarina. O setor representa praticamente 67% de toda a exportação do Estado e envia seu produto para mais de 190 países.

O Brasil atualmente é 1° produtor e exportador de aves em escala mundial e o 4° maior produtor e exportador de suínos, sendo que a carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo. Santa Catarina ocupa o topo brasileiro em produção e exportação de carne suína e o 2° lugar na produção e exportação de aves.

Todo esse sucesso se deve sempre ao esforço conjunto de empregados, que trabalham em um ambiente de extrema segurança para sua saúde, empresas que investem no desenvolvimento de tecnologias para melhoramento de seus processos produtivos e o homem do campo que se profissionalizou, principalmente ao longo destes últimos 20 anos. Tudo isto só é possível quando há uma integração entre quem está produzindo e o mercado consumidor, que assim reconhece a produção catarinense como a melhor do mundo. Este é o compromisso do setor, ou seja, produzir com qualidade e segurança.