AveSui
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Saúde Animal

A bouba aviária, pipoca ou caroço é uma das doenças mais comuns nas aves

Portal Suínos e Aves
31-Jul-2013 08:28 - Atualizado em 27/01/2020 09:35

A bouba aviária, pipoca ou caroço é uma das doenças mais comuns nas aves. Ocasionada por vírus de dispersão lenta agride galinhas e perus, causando nódulos na pele dos animais. A doença ocorre com mais frequência em épocas quentes e chuvosas, e em locais próximos a águas paradas, devido aos muitos mosquitos serem transmissores da doença.

As lesões causadas pela doença localizam-se somente na região da cabeça e região superior do pescoço, podendo ocorrer também lesões generalizadas por todo o corpo do animal.

Os sintomas observados são febre; tristeza e penas arrepiadas; nódulos na crista, barbelas, cabeças, pernas e pés; lesões ao redor das narinas, que podem produzir catarro; lesões sobre as pálpebras que podem produzir algumas vezes lacrimejamento e, eventualmente, perda da visão;placas e bolhas na boca.

A bouba pode ser prevenida por meio de vacinação do plantel, com vacina vírus vivo;desinfecção dos galinheiros; drenagem de poças de água estagnada;combater os vetores (mosquitos).

Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?

Siga-nos no Facebook:

https://www,facebook.com/aviculturaindustrial

https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial

Acompanhe nosso Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness

Precisa de algum serviço ou produto?

Pesquise no Guia Gessulli:

https://www.guiagessulli.com.br/

 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade