Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

A dança de posição dos países produtores de carne de frango nos últimos 20 anos

Nas duas últimas décadas o cenário global da produção de frango sofreu mudanças nas posições dos principais produtores. Confira como se deu essa evolução

A dança de posição dos países produtores de carne de frango nos últimos 20 anos

A carne de frango é um importante alimento para o mundo. Durante os últimos 20 anos, observa-se uma dança no ranking dos principais países produtores desta proteína. Até 2002 o Brasil ocupava a quarta posição. Em 2003 o Brasil ultrapassou a União Europeia, se mantendo até hoje na terceira posição. Em 2011 o México perde a quinta posição para a Rússia que se mantém nessa posição até 2021.

A Rússia veio ganhando espaço ano a ano no ranking. Em 2002 o país ocupava a oitava posição, passando para sétima em 2004 e sexta em 2005, onde se manteve até 2010. Argentina, Japão, Tailândia e Turquia se revezaram nas últimas posições ao longo desses 20 anos. Comparando os principais produtores, o índice de expansão registrado pela produção brasileira só foi superado pela Tailândia.

Porém a Tailândia, mesmo com esse aumento, produz apenas 3,2% do total mundial. De acordo com dados do pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deve produzir 14,85 milhões de toneladas métricas de carne de frango em 2022, crescendo 2%.