Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

A doença aviária do tifo e os sintomas apresentados pelos animais

O tifo aviário é mais frequentemente encontrado nas galinhas.

A doença aviária do tifo e os sintomas apresentados pelos animais

Dentre as várias doenças que acometem as aves tem-se o tifo aviário, doença causada pela Salmonella gallinarum pode levar o animal à morte. O tifo aviário é mais frequentemente encontrado nas galinhas.

Os sintomas apresentados pelos animais doentes são a anemia com cristas e barbelas pálidas ou arroxeadas e dependendo do órgão lesionado pelo tifo pode causar apatia, penas arrepiadas, anorexia, diarreia amarelo-esverdeada e febre.

Os pintos contaminados pelo tifo apresentam fígado com aspecto de cozido e com estrias, enquanto as aves adultas apresentam lesões no aparelho reprodutor e pericardite.

Quando observado os sintomas da doença, o diagnóstico é feito através do isolamento dos órgãos acometidos na fase aguda e por sorologia na fase crônica.

Assim, quando a doença é confirmada o tratamento dos animais doentes é feito com medicação que somente controla os sintomas, pois não há cura para a doença. Na maioria das vezes para se evitar a contaminação de todo o plantel os animais são sacrificados.

A prevenção da doença é muito importante, tendo em vista que o quadro leva ao sacrifício das aves. Evitar adquirir aves contaminadas com a doença e fazer a desinfecção do local onde as aves vivem é uma das maneiras encontradas para prevenção.