Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A era Pratini

O Brasil ostenta recordes e superávits na balança comercial do agronegócio. E tem tudo para consolidar essa posição nos próximos anos.

Da Redação 08/11/2002 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, fala com entusiasmo sobre o crescimento das exportações agropecuárias, mesmo enfrentando condições adversas, como o protecionismo e os subsídios concedidos por países do primeiro mundo. Em entrevista à revista Agroanalysis, Pratini garante que o Brasil, com eficiência e produtividade, tem posição de destaque no mercado internacional e que o agronegócio tem sido determinante para o crescimento da economia. Veja alguns trechos da entrevista:

Grãos
“Estamos batendo recordes em nossas colheitas, com a previsão de ultrapassar 105 milhões de toneladas de grãos na safra 2002/2003. O setor deve apresentar um superávit de US$ 21 bilhões”.

Sanidade
“Nosso rebanho é sadio e continuará sendo. Estamos há mais de um ano sem qualquer ocorrência de febre aftosa em todo o território nacional. A reunião da OIE no Rio de Janeiro, pela primeira vez fora de Paris, é um reconhecimento ao esforço brasileiro”.

Posição comercial
“O Brasil só precisa deixar de ser comprador e passar a ser vendedor, com as cadeias produtivas do agronegócio despertando para a necessidade de investir na promoção internacional de seus produtos. Os mecanismos para desencadear esse processo estão aí: produtos com qualidade e sanidade, tecnologia disponível, marketing e uma ação coordenada entre o governo e os produtores”.