Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

A história da avicultura brasileira

A avicultura comercial nasceu no País por volta de 1860, no Estado de Minas Gerais.

Redação AI 20/05/2003 – Acretida-se que a ave tenha chegado ao Brasil em 1503, com Gonçalo Coelho, que atracou no Rio de Janeiro. Mas a produção comercial surgiu em Minas Gerais, por volta de 1860, quando o Estado começou a despachar galináceos e laticínios para outras regiões do País.

A criação do frango, no entanto, era campestre. As aves (crioulas ou galinhas caipiras) viviam soltas e demoravam seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 quilos ou mais.

O processo de modernização e de produção em escala da avicultura no País começou na década de 30, em razão da necessidade de abastecer os mercados que já eram gigantescos na época.

A partir dos anos 50, a avicultura brasileira ganhou impulso com os avanços da genética, com o desenvolvimento das vacinas, nutrição e equipamentos específicos para sua criação. As grandes agroindústrias avícolas brasileiras ganharam estrutura no início dos anos 60.

Hoje, os frangos de corte são abatidos com cerca de 40 dias de idade e peso médio de 2,4 quilos. A metamorfose da avicultura comercial brasileira, com o melhoramento genético, introdução do sistema de produção integrada, nutrição balanceada, manejo adequado, controle sanitário e qualidade da carne e dos ovos é uma das maiores façanhas do agronegócio nacional e que, pelo jeito, não deve parar por aí.

O Brasil é hoje o segundo maior produtor e exportador de carne de frango. Produziu em 2002, 7,6 milhões de toneladas e exportou 1,3 milhão. O consumo interno per capita de frango chegou a 34 quilos no ano passado. Já a produção de ovos, ultrapassou 21 bilhões de unidades e o consumo per capita atingiu 125 unidades.

Pesquisa feita por Andrea Quevedo, baseada na obra A História do Agribusiness Brasileiro, de Rogério Furtado