Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

A hora da limpeza

<p>Como manter os micro-organismos indesejáveis longe do plantel avícola? Confira algumas dicas importantes para limpeza e desinfecção correta da granja de frangos entre a saída de um lote e a entrada de um novo.</p>

Limpeza em granja avícola é um assunto sério. De nada adianta a aplicação de altas tecnologias na produção para garantir o bom desempenho da ave se a limpeza e a desinfecção do galpão não forem efetivas. Durante a troca de lotes, é necessário realizar uma boa limpeza nas instalações. Tudo para evitar que possíveis micro-organismos (oportunos ou de reinfestações) não comprometam a produtividade do próximo lote.

Dessa forma, a revista Avicultura Industrial solicitou dicas práticas de limpeza e desinfecção de granjas de frangos de corte ao veterinário e especialista em patologia animal, Luciano Doretto Júnior, diretor Técnico do Centro de Pesquisa em Animais do Brasil (CPABR), sediado em Amparo (SP). Confira algumas recomendações importantes apontadas pelo especialista: 

Avicultura Industrial – De que forma deve ser feita a limpeza e a desinfecção do aviário durante a troca de lotes?  

Luciano Doretto – A limpeza do aviário deve ser feita em duas etapas, sendo a primeira, uma  limpeza seca e em seguida a limpeza úmida. A limpeza seca consiste na remoção do material orgânico (cama de aviário, ração, fezes, penas, ovos quebrados) e se necessário, o piso deve ser raspado à mão para retirar torrões de cama, de ração ou outros resíduos. Os equipamentos removíveis devem ser levados para fora do aviário, para permitir a limpeza completa e a posterior desinfecção.

Após a limpeza seca, devemos iniciar a limpeza úmida, utilizando água e sabão ou detergente. Os detergentes são agentes de limpeza que servem para dispersar e remover a matéria orgânica das superfícies. Os detergentes molham estes materiais, reduzindo a tensão superficial, aumentando assim a capacidade da água penetrar e destaca-los da superfície das instalações. Também, têm ação emulsificante, dissolvendo e saponificando as gorduras, evitando que estas se acumulem sobre as superfícies. Não se recomenda lavar as instalações usando apenas água.

No processo de limpeza e desinfecção, não devemos esquecer do teto, pois muitos acabam esquecendo. Com as superfícies ligeiramente secas, devemos iniciar o processo de desinfecção. Os desinfetantes são agentes químicos que eliminam os patógenos por contato, portanto devem ser diluídos na dosagem indicada pelo fabricante, para garamtir a máxima eficiência. O processo de desinfecção deve ser realizado do teto ao piso, distribuindo por toda superfície. Durante esse processo, as cortinas devem estar levantadas, para não ocorrer correntes de ar e dispersar o desinfetante.

Os produtos utilizados para a limpeza e desinfecção dos aviários são produtos químicos e portanto os aplicadores devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como roupa impermeável, luvas, óculos e máscara.  

Veja a entrevista completa com Luciano Doretto sobre limpeza e desinfecção de granjas avícolas na próxima edição da revista Avicultura Industrial – 10’2009 – Número 1183 – que circula nesta semana.