Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

A importância do aquecimento nas primeiras semanas de vida de pintos de corte

Erros nessa fase não poderão ser corrigidos e afetarão toda a vida do lote

Closeup photograph of one day old chickens.
Closeup photograph of one day old chickens.

2017O sucesso da criação de um lote de frangos de corte passa essencialmente por três fatores: manejo, nutrição e ambiência. A cada ciclo de aproximadamente quatro anos, as casas genéticas nos oferecem um pacote de melhorias em ganho de peso, conversão alimentar, viabilidade e outros índices zootécnicos que mostrarão todo o seu potencial apenas se o tripé supracitado estiver em perfeito equilíbrio. As duas primeiras semanas de vida das aves podem ser consideradas as mais críticas. Erros nessa fase não poderão ser corrigidos e afetarão toda a vida do lote.

Pintos de corte se comportam como animais poiquilotérmicos na fase inicial, ou seja, até aproximadamente 18 dias, não são capazes de manter adequadamente a sua temperatura corporal, sendo muito sensíveis às variações térmicas do ambiente no qual se encontram. Além disso, o pintinho possui elevada relação entre área e volume corporal, dificultando a retenção do calor. Por isso, manter um ambiente controlado, com a temperatura e umidade relativa sem grandes amplitudes é fundamental para o desenvolvimento das aves nas primeiras semanas de vida.

Para que as aves sejam alojadas em um ambiente adequado, recomenda-se o pré aquecimento do aviário 24 horas antes de sua chegada. No inverno, o aquecimento do aviário merece atenção redobrada, pois é maior a necessidade energética para suprir a diferença entre a temperatura ideal para os pintos e a temperatura ambiente externa. Se a temperatura se encontra abaixo das exigências térmicas das aves, grande parte da energia ingerida na ração que poderia ser utilizada para o desenvolvimento da ave será desviada para manutenção do sistema termorregulador. Erros no aquecimento e até mesmo na renovação de ar poderão ser facilmente percebidos, observados através de situações como o emplastamento da cama principalmente nas laterais dos aviários, aves com a penugem úmida, amontoamento dos pintos próximo à fonte de calor, entre outros.

A maior taxa de formação de órgãos vitais, como coração, pulmão, sistema digestivo e imunológico, ocorre durante os primeiros sete dias de vida dos pintos. Para que esse desenvolvimento seja adequado, os pintos necessitam absorver todos os nutrientes e anticorpos contidos no saco embrionário e isso ocorre apenas se forem alojados em condições ideais de temperatura e umidade, tendo plenas condições para realizarem ingestão de água e ração. O consumo de ração e o ganho de peso são influenciados negativamente pelas condições adversas na temperatura ambiente dessa maneira, o desempenho das aves está intimamente relacionado aos fatores ambientais.

O ganho de peso ao menor custo alimentar é o que a indústria deseja e consequentemente se torna o objetivo do produtor. Viabilizar a melhoria dos resultados no campo é uma tarefa árdua, mas requer que as bases do manejo, ambiência e nutrição sejam retomadas (“back to the base”). Um bom começo será determinante para se atingir as metas e exigências da indústria. Diante disso, propiciar as melhores condições de ambiência na fase inicial dos pintos de corte é condição primordial, devendo ter toda a atenção dentro do sistema de produção.