Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Editorial

A obrigatoriedade do telamento

Está no ar a edição 1266 da revista Avicultura Industrial. Confira as principais notícias do setor ...

A obrigatoriedade do telamento

CapaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou as medidas de biosseguridade nos aviários para aves de corte e de postura comercial. Os casos de Influenza Aviária registrados no início do ano em diversos países levou o Mapa a editar a Instrução Normativa nº 08, de fevereiro de 2017, que, entre outras medidas, obriga o telamento dos galpões, buscando evitar assim o contato de frangos e poedeiras com aves silvestres, minimizando eventuais riscos de transmissão de enfermidades por essa via. Os produtores tem um prazo até por volta de setembro do próximo ano para se adequarem as novas medidas. Quem não o fizer, ficará proibido de alojar novas aves em seus aviários.

A maior dificuldade está na colocação de telas em aviários do tipo californiano, ainda muito comum nos sistemas produtivos de ovos. Nesses casos, há necessidade de adaptações e melhorias pontuais na sua estrutura para atender a legislação. Nessa edição, a Embrapa Suínos e Aves traz um artigo extremamente completo sobre a questão, esmiuçando detalhes da IN 08 de 2017 e apresentando algumas experiências práticas de telamento dos galpões de poedeiras comerciais, com soluções e dificuldades apresentadas em cada um dos modelos adotados.

O trabalho aponta, por exemplo, formas adequadas para a retirada dos dejetos gerados pelas poedeiras, outra dificuldade muito comum em galpões do tipo californiano que precisam ser telados. Debate também a limpeza dessas telas e as vantagens trazidas pela adoção delas nos sistemas produtivos, como melhoria da biosseguridade e sanidade do plantel, no bem-estar das galinhas e até dos funcionários, assim como na produtividade e qualidade dos ovos.

A atividade produtiva de ovos comerciais vive em período de transição, com maior profissionalismo, acompanhado de incorporação de novas tecnologias visando maior produção e também de adoção de medidas de biosseguridade que tragam maior qualidade ao produto. A questão do telamente ainda traz muitas dúvidas aos avicultores, mas será uma medida importante na manutenção do status sanitário brasileiro, um cartão de visitas principalmente no mercado externo, onde os produtores de ovos pretendem estar cada vez mais presentes.

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques

Nesta Edição você ainda confere:

Estudos da Embrapa

Artigo apresenta dados, informações e experiências que possam ser úteis para avicultores e técnicos envolvidos no telamento dos aviários de postura comercial no Brasil. A nova legislação brasileira, IN 08 de 2017, proíbe o alojamento de novas aves em galpões de corte ou postura sem o devido telamento.

Entrevista

O executivo Stefan Mihailov recém-assumiu o cargo de general manager da Trouw Nutrition, divisão de negócios da Nutreco no Brasil. Na conversa, Mihailov fala sobre os desafios ao assumir a direção da empresa, além de discutir as transformações do mercado de saúde e nutrição animal e a concentração no setor de proteína animal.

Saúde Animal

É impossível compreender os mecanismos envolvidos no desenvolvimento de resistência em Eimeria sem entender o modo de ação dos medicamentos anticoccidianos. De uma maneira geral os modos de ação estão divididos em: transporte de cátions pela membrana da célula, metabolismo energético e síntese de cofator.

Espaço do Ovo & da Poedeira

Artigo discute como dietas contendo micotoxinas como aflatoxinas, fumonisinas e toxina T-2 podem levar a presença de manchas de sangue e pontos de carne em ovos de poedeiras. Esse é um aspecto importante, pois a qualidade dos ovos inclui um conjunto de características que motivam a aceitabilidade do produto pelos consumidores.