Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abastecimento de milho ainda é precário

Milho argentino já está sendo descartado. Ajuda deverá vir dos estoques da Conab.

Da Redação 04/06/2002 – Os produtores de aves e suínos da região Sul do País continuam perdendo o sono. A reunião realizada no último dia 2 pela cadeia produtiva de proteína animal, em São Paulo, terminou sem definições sobre a forma de garantir o abastecimento de milho.

Uma das questões abordadas durante a reunião e que foi vista com dificuldade pelos presentes, foi a importação de milho da Argentina. Para os presentes, seria muito difícil determinar a qualidade do milho importado daquele país, pois lá são cultivados trangênicos, o que poderia afetar a cadeia produtiva em relação às exportações brasileiras de aves e suínos para outros continentes.

As propostas dos estados presentes à reunião foram incorporadas como ações emergenciais de abastecimento a serem realizadas pelo Ministério da Agricultura, por meio dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As ações emergenciais prevêem que a Conab destine cotas dos seus estoques para cada estado que necessitar de reforço no abastecimento de milho. O Rio Grande do Sul necessita de pelo menos 400 mil toneladas do produto.