Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui Regiões 2009

Abate Humanitário nos setores avícola e suinícola evita perdas e garante a qualidade das carnes

Técnica nos setores avícola e suinícola evita perdas e garante a qualidade das carnes.

A especialista da Sociedade Mundial de Proteção dos Animais (WSPA Brasil), Charli Ludtke, gerente de animais de produção, estará presente na AveSui Regiões 2009 para abordar as principais questões que envolvem a implantação e auditoria dos programas de bem-estar animal, durante o VIII Seminário de Aves e Suínos. O Programa Nacional de Abate Humanitário, lançado este mês pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) beneficiará suinocultores e avicultores de todo o país. O programa tem como objetivo promover a qualidade da carne, o bem estar animal e garantir o produto brasileiro no mercado internacional.

A WSPA Brasil, com o apoio de órgãos governamentais e associações, desenvolveu o Manual de Boas Práticas no Abate. Segundo Charli Ludtke, um dos aspectos importantes a serem abordados é a conscientização do produtor e da indústria em relação aos efeitos dos procedimentos do abate.

“O abate humanitário trabalha com detalhes importantes que vão desde o momento em que o animal é colocado em jejum até a sangria no frigorífico. Os resultados de um manejo não alinhado ao manual são aves e suínos estressados que podem sofrer fraturas e contusões e ainda desenvolver o PSE ou DFD, siglas em inglês que caracterizam, respectivamente, uma carne pálida, mole e ácida ou uma carne escura, dura e seca, além de ter o tempo de conservação reduzido. As indústrias que não seguem as boas práticas podem ter, em média, 13% de PSE”, observa a técnica.

Os ganhos econômicos e questão do bem estar animal justificam a aplicação do Abate Humanitário. Para a palestrante, uma boa produção vai além da preocupação com a saúde durante a engorda do animal.  “A qualidade da carne está associada à sanidade e, ainda, ao bem estar no manejo. O abate humanitário consiste em técnicas que garantem a integridade dos produtos e isso depende de como a equipe que trabalha nesta fase final vai agir no manuseio, no carregamento, no transporte, no desembarque, na inspeção, na insensibilização e, ainda, se vai respeitar o tempo de descanso, a temperatura e o comportamento dos animais”, completa.

“As agroindústrias que aplicam este tipo de abate não chegam a ter 4% de PSE”, acrescenta Charli. Para Andrea Gessulli, diretora da AveSui Regiões 2009, o conteúdo da palestra ajudará os produtores a entenderem mais detalhadamente como cada etapa do manejo funciona, e como a qualificação da equipe e a adaptação tecnológica influenciam na qualidade da produção. “Estas informações colaboram com o ganho do produtor. Estas normas já existem e agora, com o Manual, haverá uma readequação nos setores”, observa Andrea.

A palestra Programas de Bem-estar no Frigorífico: Como Implantar e Auditar? Será realizada no dia 29 de abril, às11h15, durante o VIII Seminário de Aves e Suínos. A AveSui Regiões 2009 acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril de 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), das 14hs às 21hs.
 

• Mais informações sobre a AveSui pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.avesui.com.