Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abertura do Agrishow supera as expectativas

Negócios devem superar R$ 800 milhões.

Da Redação 02/05/01) 11:20 O primeiro dia (30 de abril) da 8a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação Agrishow já superou as expectativas do evento. Segundo seus organizadores, até as 12 horas, quando terminou a solenidade oficial de abertura, o número de pessoas presentes era estimado em mais de 10 mil pessoas, número superior ao dos anos anteriores na abertura do evento. O total de negócios até o próximo sábado deverá superar a estimativa preliminar da Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos Abimaq, organizadora da Agrishow, que prevê valores em torno de R$ 800 milhões, como aconteceu no ano passado.

Na abertura da exposição, Sérgio Magalhães, presidente da Agrishow, Luiz Carlos Delben Leite, presidente da Abimaq, Fábio Meirelles, presidente da Faesp, o secretário estadual de agricultura João Carlos de Souza Meirelles, o prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Palloci Filho, e o deputado federal Paulo Lima discursaram sobre a importância da Agrishow para o cenário nacional e internacional.

Sérgio Magalhães, presidente da Agrishow, afirmou que os objetivos da feira continuam os mesmos desde sua primeira edição. “Continuamos querendo levar ao homem do campo uma tecnologia que ele possa aplicar. Queremos ajudá-lo a vender”, afirma. Para ele, os desafios se tornam maiores a cada ano. “Temos que trazer sempre grandes novidades”, diz.

O presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, afirma que os oito anos do evento mostram o esforço da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, “no sentido de buscar riquezas, produtividade, competitividade, tecnologia e desenvolvimento”. Delben reivindicou uma política mais efetiva e específica para projetos agrícolas irrigados.

Fábio Meirelles, presidente da Faesp, enfatizou a importância do pequeno agricultor, para quem o Sebrae, que realiza uma rodada de negócios durante a Agrishow. Meirelles afirma que o desenvolvimento deve ser estimulado pelo espírito criativo do brasileiro. “Não existirá maior avanço tecnológico, se não estivermos atentos ao valor desse homem”, conclui. “No início não parecia uma possibilidade, mas resolvemos apoiá-lo e agora aquele sonho é a maior feira da América Latina”, lembra.

O prefeito Antônio Palocci recordou que a Agrishow, no início, não parecia uma possibilidade, mas “resolvemos apoiá-lo e agora aquele sonho é a maior feira da América Latina”. Segundo ele, com a feira, Ribeirão Preto ofereçe modelos de atuação no desenvolvimento da agricultura e do agronegócio brasileiro. “Queremos mostrar as possibilidades do interior em vencer o desafio global. Nosso potencial é inesgotável”, diz.

O secretário estadual da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, representante do governador do estado, Geraldo Alckmin, destacou que a Agrishow é um show de competência e precisamos universalizar essa característica para que o pequeno produtor também se torne cada vez mais competente. “Ele deve poder usar a tecnologia mostrada aqui. Temos de criar emprego e renda no interior do país e, por isso, existe no evento oferta de financiamento de máquinas para os nossos agricultores”, conclui.