Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro

GCCA Brasil e Abiaf discutem aprimoramento da Industria do Frio

Diversas dificuldades enfrentadas pelas empresas que atuam na área foram apontadas, entre as quais a falta e técnicos responsáveis pelas assinaturas nos documentos de habilitação para exportação

GCCA Brasil e Abiaf discutem aprimoramento da Industria do Frio

As medidas necessárias para o aprimoramento da Cadeia do Frio foram tema do Cold Connection Curitiba, que aconteceu na capital paranaense no último dia 12. Promovido pela Global Cold Chain Alliance-Brasil (GCCA) e pela Associação Brasileira de Armazenagem Frigorificada (ABIAF), o encontro teve a participação de representantes do governo paranaense e de empresários do setor.

Após a apresentação das entidades organizadoras, Francisco Moura, presidente da ABIAF e CEO na Superfrio Logística Frigorificada, destacou a importância da parceria entre a GCCA e ABIAF, e agradeceu a presença do fundador da ABIAF, Sr. Luiz Paulino Moreira Leite.

A urgência de uma regulamentação específica para o setor junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) foi abordada pela presidente do Comitê de Regulamentação e Segurança dos Alimentos da entidade, Vivianne Leite. Sobre o tema, o representante da Agência Paraná de Desenvolvimento e CEO do Invest Paraná, José Eduardo Bekin, informou que é possível ter no Estado um apoio junto ao governo federal. Ele também explicou como funciona a Agência, e a colocou à disposição das entidades para o encaminhamento do pleito. Fez ainda um apelo aos participantes para que atuem amplamente na prevenção e combate à epidemia do coronavírus.

Diversas dificuldades enfrentadas pelas empresas que atuam na área foram apontadas, entre as quais a falta e técnicos responsáveis pelas assinaturas nos documentos de habilitação para exportação, a desinformação a respeito da habilitação dos entrepostos para os mercados externos e a discordâncias dos fiscais agropecuários no entendimento da legislação em vigor.

A ampliação da busca por apoio junto aos governos federal e estadual, políticos e outras associações relacionadas, foram sugeridas pelo Sr. Rodrigo Santos, coordenador de suprimentos da BRF.

Fechando as considerações, Isabela Perazza, diretora da GCCA Brasil, informou que a Associação irá levar os temas para conhecimento de outros Ministérios do governo e ao Comitê de Clientes da Secretaria Federal de Agricultura do Estado de São Paulo.

O encontro aconteceu no Hotel Full Jazz Slaviero Batel e foi patrocinado pelo Grupo MBP.