Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Internacional

ABPA critica tentativa da Indonésia de atrasar ação contra barreiras às exportações de carne de frango na OMC

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse ter recebido com "desapontamento" a informação sobre a apelação protocolada pela Indonésia

ABPA critica tentativa da Indonésia de atrasar ação contra barreiras às exportações de carne de frango na OMC

Para a entidade, trata-se de uma nova tentativa indonésia de atrasar a implantação das medidas estabelecidas pelo processo movido pelo Brasil, em um recorrente comportamento protecionista e protelatório. “A apelação se soma à negativa da Indonésia de colocar em vigor as medidas já impostas pela OMC após o contencioso de 2017 e a ratificação do painel de implementação neste ano, que também deu razão aos argumentos brasileiros”, disse a ABPA em nota.

“Ao longo do processo, a Indonésia utilizou todos os artifícios possíveis para procrastinar a implementação das medidas de abertura, contra as regras da OMC. Esta é mais uma ação nesta linha, que destoa do que se espera nas práticas de comércio internacional, especialmente de uma nação com quem estamos iniciando as negociações de um acordo comercial”, disse o presidente da entidade, Ricardo Santon. “É algo que deve ser observado não somente pelo Brasil, como também pelas dezenas de nações que foram terceira parte interessada na ação”.

Dezoito países, além da União Europeia, acompanharam o processo como terceira parte interessada.