Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição e Sanidade

Ácidos orgânicos: ferramenta inestimável para a saúde intestinal de aves de capoeira

O ácido benzóico protegido melhorou o desempenho do crescimento em aves que foram submetidas ao desafio de Eimeria, de acordo com nova pesquisa divulgada esta semana pela Novus International.

Ácidos orgânicos: ferramenta inestimável para a saúde intestinal de aves de capoeira

Frances Yan, cientista sênior de pesquisa nutricional de aves da Novus, disse ao encontro anual da Poultry Science Association, que a eficácia foi maior quando a complexidade da dieta foi aumentada pela combinação de grãos viscosos e ingredientes de baixa proteína digestível.

A eiméria é um obstáculo comum à saúde intestinal que pode levar a grandes perdas nos celeiros de aves devido à mortalidade e ao consequente desempenho reduzido.

Ela disse que um teste de bateria foi conduzido com frangos de 384 dias de idade para avaliar o efeito do ácido benzóico protegido sobre o desempenho do crescimento e a saúde intestinal de frangos submetidos a desafio com Eimeria como afetados pelo tipo de dieta.

O estudo consistiu de seis tratamentos dietéticos em um arranjo fatorial 3×2 com três tipos de dieta (centeio 10%, carne de canola 7,5% e farinha de aves 3% e sua combinação) e dois níveis de ácido benzoico protegido (0 e 500g / ton AVIMATRIX Novus International Inc).

Cada dieta foi alimentada com oito canetas replicadas de oito aves. Todas as aves foram submetidas a gavagem oral com uma vacina contra coccidiose a 10x da dose recomendada no dia 14.

O peso corporal, consumo de ração, FCR e mortalidade foram determinados no dia 7,14, 19 e 26. No dia 27, amostras de sangue foram coletadas para coloração do soro, determinação da IL-10 e IL-4. Os dados foram submetidos à ANOVA de dois fatores para avaliar os principais efeitos e interação; as médias foram separadas pelo teste LSDA protegido de Fisher.

Os resultados mostraram que o peso corporal foi reduzido com a inclusão de 10% de centeio no dia 7, 14 e 19, independentemente da inclusão de canola e farinha de frango (CPM) (P <0,05).>

Peso corporal aumentado

O ácido benzóico aumentou o peso corporal nos dias 7 e 14, independentemente do tipo de dieta (p <0,05). No dia 26, sem ácido benzóico, as aves alimentadas com cpm pesaram mais do que as alimentadas com a combinação e as aves alimentadas com centeio pesaram não significativamente diferentes de qualquer um; o ácido benzóico aumentou 26 dp de frangos de corte alimentados com a combinação em 12%, mas não nos outros dois tipos, representando uma tendência de interação (p = “0,09)”.

Até o dia 14, a FCR não foi significativamente afetada pelo tipo de dieta, mas melhorada pelo ácido benzóico em 17 e 7 pontos nos dias 7 e 14, respectivamente (P <0,05). Houve uma interação entre o tipo de dieta e o ácido benzóico no dia 19 (p = “0,07)” e 26 (p> <0,05) onde combinar centeio e CPM levou a um aumento de FCR, que foi revertido pela suplementação de ácido benzóico.>

O consumo de ração foi afetado pelo tipo de dieta no dia 14, 19 e 26 (P <0,05), no qual maior peso correspondeu a maior consumo de ração, mas não significativamente afetado pelo ácido benzóico (p> 0,10).

A IL-4 sérica foi a mais alta em aves alimentadas com centeio, seguida de CPM e centeio e, em seguida, por CPM (P <0,05), indicando que o centeio foi capaz de induzir respostas inflamatórias.

Yan disse: “Os ácidos orgânicos são uma ferramenta inestimável na atual indústria avícola. Estamos realmente apenas arranhando a superfície em termos do que eles podem fazer para os desafios do intestino de aves de capoeira. ”