Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Defesa Agropecuária

Adepara intensifica fiscalização em granjas avícolas

Foram coletadas amostras de suabe de traqueia e cloaca de 25 aves de descarte para realização de exames para identificação da Doença de Newcastle e Influenza Aviária 

Adepara intensifica fiscalização em granjas avícolas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) vem fiscalizando estabelecimentos de produção avícola de postura comercial (exploração de aves comerciais para produção de ovos de galinha para consumo) no Baixo Amazonas, na região Oeste. O município de Santarém recebeu a equipe da Agência na última sexta-feira (12).

O Baixo Amazonas, com destaque para os municípios de Santarém e Belterra, compõe um dos polos avícolas do Pará com grande produção de aves comerciais de corte e postura comerciais, além de espécies para reprodução.

“Nosso trabalho incluiu o exame clínico das aves e a supervisão da coleta de amostras de aves de descarte, realizados pela médica veterinária (responsável técnica) do estabelecimento visitado”, informaram as fiscais estaduais agropecuárias Andreza Scafi e Cristiane Reale.

Foram coletadas amostras de suabe de traqueia e cloaca de 25 aves de descarte para realização de exames para identificação da Doença de Newcastle e Influenza Aviária no laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Plano nacional 

Essa iniciativa faz parte do Plano de Vigilância ativa em aves de descarte das granjas de postura comercial e de reprodução confeccionado pelo Mapa, com o objetivo de realizar monitoramento da Doença de Newcastle e Influência Aviária no plantel de aves, conforme estabelece a Instrução Normativa (IN) nº 17.

Os trabalhos de vigilância avícola realizados são coordenados pela Gerência do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adepará, que tem como objetivo prevenir, controlar e erradicar doenças perigosas para a avicultura e saúde pública. Assim, pode-se garantir a saúde das aves e dos produtos avícolas para consumo, além de favorecer o crescimento dos mercados interno externo para produtos paraenses.