Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Adição de fibra solúvel na alimentação para produção de ovos de poedeiras semipesadas

A fibra solúvel tem mostrado valores satisfatórios de redução do acúmulo de gordura corporal, atuando beneficamente com o aumento da motilidade gastrintestinal e diminuição da absorção de lipídeos

Adição de fibra solúvel na alimentação para produção de ovos de poedeiras semipesadas

AviculturaNos últimos anos, a exportação brasileira de ovos tem aumentado consideravelmente, tornando-se um fator incentivador para o aumento da produção de ovos e crescimento do número de produtores. Entretanto, apesar do baixo custo e da alta qualidade nutricional dos ovos, há uma estagnação do seu consumo no mercado interno. O principal fator que desfavorece a ingestão de ovos é a crescente preocupação dos consumidores brasileiros com a ingestão de alimentos com menor teor de colesterol e gorduras, visando minimizar o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e relacionadas ao acúmulo de gordura no corpo.

Segundo Djoussé L. et al. (2009), por exemplo, o consumo diário de pelo menos um ovo estaria associado com o aumento no risco de patologias como o diabetes tipo 2. Isso tem gerado demanda cada vez mais crescente pela produção de alimento com menor teor de gordura, o que gera a necessidade de mais e novos estudos relacionados com a produção de produtos de origem animal, que tenham menores quantidades de lipídeos e que se torne de maior aceitabilidade aos consumidores. Fibra solúvel tem mostrado valores satisfatórios de redução do acúmulo de gordura corporal (Fietz & Salgado, 1999), quando adicionada à dieta de animais monogástricos, atuando beneficamente com o aumento da motilidade gastrintestinal e diminuição da absorção de lipídeos (Roque, 2006). No presente estudo, foi analisado inicialmente se adição de pectina cítrica na dieta de poedeiras semipesadas influencia a produção de ovos.

 

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui. 

.