Em Illinois

ADM e InnovaFeed construirão nos EUA a maior fábrica de proteína de insetos do mundo

Produto será destinado à fabricação de rações, principalmente para peixes

A americana ADM está entrando no negócio de proteínas de insetos para produção de ração para animais, principalmente peixes. A companhia anunciou hoje uma parceria com a francesa InnovaFeed, que já atua na área, e a construção de uma fábrica de proteínas de insetos, que será “a maior do mundo”.

A unidade começará a ser construída em 2021 em Decatur, Illinois, e será anexa ao complexo de processamento de milho da ADM, mas será de propriedade e operada pela InnovaFeed. A ADM fornecerá matérias-primas e outros recursos para a fábrica, disseram as empresas em comunicado. Valores não foram divulgados.

A fábrica produzirá proteína a partir da mosca-preta. Quando concluída, terá capacidade anual de produção de 60 mil toneladas de proteína para ração animal, 20 mil toneladas de óleos para aves e suínos e 400 mil toneladas de fertilizantes.

As vendas de proteína de inseto para ração animal têm potencial para chegar a 1 milhão de toneladas em 2027, disse a ADM, em comunicado. Em 2020, estima-se que esse mercado atinja US$ 473,4 milhões.

“Em um momento em que a demanda por proteína para ração animal está aumentando constantemente, a criação de insetos se destaca como uma verdadeira solução para o futuro”, disse Chris Cuddy, vice-presidente sênior da ADM e presidente de negócios de soluções de carboidratos da empresa, no comunicado.

A ração para insetos tornou-se um ingrediente proteico cada vez mais popular para as indústrias de agricultura e aquicultura, uma vez que a demanda por ração animal atingiu um pico histórico e os consumidores procuram alimentos que sejam cultivados de forma sustentável e responsável, disse a ADM.

A InnovaFeed já opera duas instalações de produção de insetos na França, incluindo a que é hoje a maior do mundo. A instalação de Decatur representa o primeiro projeto internacional da InnovaFeed.