Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Internacional

Adulteração em carne de frango na Europa choca Reino Unido

Flagrada em vídeo, “2 Sisters Food Group” suspende produção de fábrica em West Midlands

Adulteração em carne de frango na Europa choca Reino Unido

Depois da crise dos ovos contaminados, a Europa sofre mais uma vez com um escândalo alimentício. Agora, o maior fornecedor de carne de frango do Reino Unido suspendeu a produção em uma de suas principais fábricas, após ter sido flagrado adulterando registros de segurança alimentar.

O encerramento temporário da “2 Sisters Food Group” veio após a maior rede de supermercado do Reino Unido, Tesco, se unir ao boicote da fábrica em West Midlands. Agora, a 2 Sisters promete realizar um novo treinamento de seus funcionários, para só então voltar à ativa.

Em entrevista, um porta-voz afirmou que a direção da empresa está trabalhando “ininterruptamente” para desvendar o caso.

“Estamos chocados e angustiados pelas alegações e as imagens que vimos pela primeira vez na quinta-feira, 28 de setembro. Desde que as alegações foram divulgadas, temos trabalhado ininterruptamente para chegar à verdade da questão”, disse.

A investigação, realizada em conjunto pelo “Guardian” e pela “ITV News”, flagrou trabalhadores alterando a data de abate de aves processadas em uma das fábricas e revelou padrões de má higiene da “2 Sisters Food Group”. O grupo é responsável por um terço de toda a produção de aves de corte consumidos no Reino Unido, e fornece as principais cadeias de supermercados do país, incluindo Sainsbury’s, Marks & Spencer, Aldi e Lidl.

Segundo especialistas, alterar as datas do abate poderia funcionar para esticar artificialmente o tempo de vida comercial das carnes, e serviriam para enganar os consumidores.

O objetivo era fazer com que as pessoas comprassem frango vencido. Além disso, outras imagens do vídeo, filmado em agosto, revelam frangos que caíram no chão sendo jogados de volta para a linha de produção, além de aves mais antigas sendo misturadas com mais frescas.

Todas as cinco redes de supermercados abastecidas pela fábrica rapidamente anunciaram suas próprias investigações, assim como a Food Standards Agency (FSA, Agência de Padrões de Alimentos, em tradução livre), que tinha realizado nove auditorias no local — cinco dos quais foram sem avisar — nos meses de julho e agosto. A agência reguladora pede a “qualquer pessoa com informações para a investigação” para fazer contato.