Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne de Frango

África do Sul suspende a imposição de direito antidumping contra exportações brasileiras

Desde dezembro de 2021, a África do Sul vinha aplicando tarifas antidumping contra empresas exportadoras brasileiras, variando entre 6% e 265,1%, adicionalmente ao imposto de importação.

África do Sul suspende a imposição de direito antidumping contra exportações brasileiras

De acordo com nota conjunta dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores o Brasil recebeu  notícia de suspensão, por até 12 meses, da aplicação dos direitos antidumping contra exportadores brasileiros de carne de frango congelada para a África do Sul, medida que prejudicava a competitividade do produto brasileiro no mercado sul-africano.

Desde dezembro de 2021, a África do Sul vinha aplicando tarifas antidumping contra empresas exportadoras brasileiras, variando entre 6% e 265,1%, adicionalmente ao imposto de importação. A nota explica que desde então, o Ministério da Economia e o Ministério das Relações Exteriores mantiveram diálogo constante com as empresas brasileiras investigadas e com as autoridades sul-africanas, inclusive mediante manifestações técnicas relativas à investigação de dumping.

A nota ainda enfatiza que o Governo brasileiro seguirá atento ao caso na expectativa de que a suspensão temporária das tarifas antidumping se torne definitiva.

Em 2021, as exportações brasileiras para a África do Sul superaram 1 bilhão de dólares, dos quais cerca de 17% corresponderam a exportações de cortes de frango congelados. O Brasil é fornecedor confiável e competitivo de carne de frango. A produção brasileira é importante para a garantia da segurança alimentar em diferentes mercados, sobretudo no atual momento de desequilíbrio das cadeias internacionais de distribuição e de elevação geral de preços.