Basf AI
Mercado Externo

África do Sul suspende tarifas de frango para aliviar pressões de preços

Bloomberg
03-Ago-2022 09:01

A África do Sul suspendeu as tarifas sobre aves por 12 meses como parte de medidas para aliviar a inflação de alimentos.

O governo suspendeu as tarifas sobre as importações da proteína do Brasil, Dinamarca, Irlanda, Polônia e Espanha por causa do impacto que podem ter no preço, segundo um diário publicado segunda-feira. O frango é uma das fontes de proteína mais acessíveis na África do Sul.

A taxa de inflação anual atingiu 7,4% em junho , o nível mais alto desde a crise financeira global, com os preços dos alimentos subindo 9%. O preço de 10 quilos de pedaços de frango congelado aumentou quase 14% em junho em relação ao ano anterior, para 383,53 rands (US$ 23,31), de acordo com o Índice de Acessibilidade Doméstica compilado pelo Pietermaritzburg Economic Justice & Dignity Group, um proeminente anti- organização da pobreza.

A Associação Sul-Africana de Importadores e Exportadores de Carne, que convocou o governo em abril que considerasse uma moratória nas tarifas de frango importado para ajudar a conter a inflação, disse que a decisão ajudaria os consumidores.

“O frango é a fonte de proteína mais acessível e, portanto, vital para os consumidores sul-africanos, especialmente aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza”, disse Paul Matthew, diretor executivo da AMIE, em comunicado por e-mail.

O México e a Coreia do Sul também removeram as tarifas de importação de aves para conter a inflação nos últimos meses. Os EUA também estão considerando suspender tarifas sobre vários produtos e no mês passado disseram que não imporiam nenhuma às importações russas e trinitárias de nitrato de uréia e amônio, que é usado em fertilizantes líquidos.

As tarifas são um componente importante do chamado “ plano mestre ” da África do Sul para proteger os produtores locais de aves de uma enxurrada de importações baratas e salvar empregos em uma indústria que emprega cerca de 100.000 pessoas.

O governo atraiu a ira de parceiros comerciais, como os EUA, em março de 2020, quando aumentou as tarifas sobre pedaços de frango com e sem osso congelados para 62% e 42%, respectivamente. Também impôs taxas antidumping provisórias de até 265% em países como o Brasil em dezembro.

Cuba investiu US$ 130 milhões na compra de frango dos EUA no primeiro semestre do ano
Mercado Externo

Apesar da quantidade de frango comprada dos EUA, a população cubana não vê a diferença e continua sofrendo com a escassez de alimentos

Soja e milho recuam em Chicago por preocupações com demanda chinesa