Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista On-line

Agregando valor aos subprodutos e resíduos da indústria frigorífica

Está no ar a edição 1270 da revista Avicultura Industrial, que destaca em sua capa a utilização de subprodutos e resíduos das indústrias de carnes. Isso e muito mais. Boa leitura!

Agregando valor aos subprodutos e resíduos da indústria frigorífica

2017Editorial

Modelo sustentável de produção avícola

As questões ambientais estão cada vez mais presentes nas discussões que envolvem todos os setores da economia mundial. Há uma constante busca por processos produtivos cada vez mais sustentáveis, os quais gerem o menor impacto possível ao meio ambiente. Um sistema sustentável envolve não só a preservação ambiental, mas tem que estar diretamente ligado ao desenvolvimento de aspectos sociais e econômicos. Esse tripé é o responsável pelo avanço de uma sociedade moderna, com olhos para o futuro em relação à preservação do planeta, mas também em termos de geração de renda e melhoria de vida das famílias.

Os sistemas agropecuários estão cada vez mais atentos a essa questão, com a implantação de tecnologias no campo responsáveis por gerar maior produtividade com reduzido uso dos recursos naturais. Ao mesmo tempo, proporcionam ganhos de rentabilidade ao produtor com segurança alimentar e dos alimentos aos consumidores. Os avanços nessa área exigem geração e acúmulo de conhecimento científico, obtidos a partir investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I). Essa base é o que dará sustentação para inovações aplicáveis à rotina produtiva no campo.

Um dos temas que o setor agropecuário começa a se debruçar com mais intensidade nas pesquisas é com relação às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). É uma questão que depende de estudos específicos visando mensurar os volumes emitidos por cada atividade pecuária, avaliando os principais pontos causadores dessas emissões, desenvolvendo assim formas de geri-las e tornar mais eficiente sua mitigação. Especificamente em relação à avicultura, a área de Ciência Avícola tem se debruçado em fórmulas adequadas para o cálculo das emissões de carbono equivalente, como pode ser lido em artigo especial publicado nessa edição.

A avicultura brasileira é hoje responsável pela produção de uma proteína animal de qualidade, sendo exportada para mais de 160 mercados no mundo. O papel de liderança no comércio internacional tem de ser acompanhado pelo de liderança nas pesquisas em questões estratégicas para o avanço sustentável da atividade no país, dado sua importância econômica e social. As emissões de GEE estão entre os temas macro mais importantes para todas as atividades pecuárias, pois se mostra conectado com o real conceito de sustentabilidade, apresentando ao consumidor um modelo produtivo preocupado com a preservação do meio ambiente, gerador de renda e de melhoria social e econômica onde está instalado.

Uma boa leitura!
Humberto Luis Marques

Leia também: 

Estudos da Embrapa

Artigo destaca os principais desafios para atender aos parâmetros da relação água:proteína no mercado internacional de carnes, especificamente o chamado RUP, indicador estabelecido na legislação da União Europeia para monitorar o conteúdo total de água em carcaças e cortes de frangos e perus.

Nutrição

Avaliação do desempenho de frangos de corte alimentados com ração suplementada com ácido guanidinoacético até 40 dias de idade, cujas propriedades envolvem melhorias sobre o crescimento e eficiência alimentar quando adicionado em dietas à base de milho e farelo de soja, por serem pobres em creatina.

Prêmio Científico IOG

Experimento avalia a utilização de enzimas proteases em ração de poedeiras comerciais, cujo desempenho das aves foi calculado em função da variação do peso corporal, viabilidade, produção de ovos, consumo de ração e conversão alimentar calculada por quilo e por dúzia de ovos.

Espaço do Ovo & da Poedeira

Um panorama sobre os principais estudos que envolvem a sexagem in ovo de aves comerciais, uma descoberta que possui grande relevância ética, pois permitirá reduzir a necessidade de sacrifício dos machos na avicultura de postura, além de econômica, pois permitirá a realização da sexagem de forma mais rápida e precisa do que a manual.