Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria do Oeste é modelo

Programa de incentivo às famílias rurais em Chapecó atrai missões até de outros estados.

Da Redação 29/11/2002 – Chapecó desenvolve programa de incentivo a agroindústrias familiares que serve de modelo para todo o país. Missões de outros estados visitam o Oeste catarinense para observar o trabalho. Ontem chegou uma missão de 35 agricultores da Bahia. No final de semana, vem um grupo do Rio Grande do Sul.

Segundo o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, João Paulo Strapazzon, as agroindústrias familiares fazem parte do Programa de Geração de Emprego e Renda, implantado em 1997 no município. Hoje Chapecó conta com 39 agroindústrias de derivados de leite e de carne, panificados, doces e conservas, bebidas e licores.

Mais de 100 famílias estão envolvidas diretamente no programa. A prefeitura elaborou os projetos, cursos de capacitação, incentivos para infra-estrutura e serviço de inspeção municipal. O diretor de Desenvolvimento Rural Ernesto Martinez disse que deve ser publicado em fevereiro estudo realizado com o setor. Ele aponta que 29,7% das agroindústrias familiares têm renda entre R$ 2 mil e R$ 5 mil mensais.

Martinez disse que o programa de agroindústrias aumentou em até 70% a renda das famílias rurais. Fator importante para o sucesso do programa são as feiras municipais, que garantem a comercialização direta ao consumidor. Existem oito pontos de venda no centro e nos bairros da cidade.

Strapazzon disse que a meta é ampliar as famílias beneficiadas nos próximos anos. Um dos projetos é incrementar agroindústrias de doces e geléias. Para isso o município está incentivando a fruticultura. Somente neste ano foram subsidiadas 41 mil mudas de árvores frutíferas.

Outra proposta é criar um mercado público regional, onde funciona uma estrutura da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que está desativada.