Levantamento

Agropecuária lidera criação de novas vagas em maio, aponta CNA

De acordo com comunicado da entidade o agro teve saldo positivo de 37,3 mil vagas, mostrando que as contratações superaram as demissões.

Agropecuária lidera criação de novas vagas em maio, aponta CNA

A liderança da agropecuária na geração de empregos em maio mostrou a pujança do setor, com um desempenho que superou a criação de postos de trabalho na economia de forma geral, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo Comunicado Técnico da entidade que analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta (27) pelo Ministério da Economia, se não fosse a expansão de vagas de trabalho no setor em maio, o resultado seria de fechamento de mais de 5 mil postos.

O agro teve saldo positivo de 37,3 mil vagas, mostrando que as contratações superaram as demissões. O resultado geral de maio foi de um saldo positivo de 32,1 mil postos de trabalho, desempenho abaixo das expectativas de mercado, sendo o pior resultado para o mês desde 2016.

“Apesar desse resultado global que demonstra o baixo ritmo da atividade econômica brasileira, a agropecuária mais uma vez deu sua contribuição positiva para o País. Não fosse a expansão de vagas no setor em maio, a economia brasileira teria amargado fechamento líquido de mais de 5 mil vagas”, explica o comunicado.

A expansão no setor agropecuário no mês passado teve um crescimento de 2,39% em relação a abril, sendo o segmento de maior destaque no período, seguido pela construção civil, serviços, administração pública e setor extrativo.

Já os serviços industriais de utilidade pública, a indústria da transformação e o comércio tiveram fechamento de empregos. “Embora outros setores continuem a fechar vagas, nas atividades agropecuárias a realidade é de crescimento com geração de emprego e renda”, explica a CNA em Comunicado Técnico.

Segundo a CNA, as principais culturas com expansão dos postos de trabalho foram o café, laranja, atividades de apoio á agricultura, criação de bovinos e cana-de-açúcar.