Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alemanha nega risco de cancelar Copa

Gripe aviária causa sensacionalismo.

Redação AI (23/02/2006)- A gripe aviária gerou sensacionalismo na Alemanha a poucos meses da Copa do Mundo. O jornal Bild estampou nas páginas que o Mundial pode ser cancelado se seres humanos na Europa, principalmente na Alemanha, forem afetados pela doença. Políticos e especialistas em agricultura falam do risco. Entretanto, o governo alemão confirma a realização do evento e o Comitê Organizador da Copa sequer quis comentar as declarações dos políticos.

A única possibilidade de cancelamento da Copa só ocorreria se o vírus H5N1 sofresse mutação que faça a gripe se tornar também contagiosa de pessoa a pessoa. Com isso, haveria pandemia de conseqüências imprevisíveis.

Atualmente, cientistas de vários pontos da Europa tentam criar vacina para enfrentar um cenário semelhante. Até agora, a gripe aviária afetou na Alemanha somente aves silvestres no nordeste do país, a maioria delas na Ilha de Rügen. O plano de segurança vem sendo feito para evitar que o vírus alcance as aves de abate.

Os casos conhecidos de pessoas contagiadas, todas na Ásia, se devem a um contato muito estreito com animais infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a aparição da gripe aviária na Índia faz parte de um novo ””padrão de rápida expansão geográfica”” da doença, embora insista que as evidências apontam para o fato de ””o vírus não se propagar facilmente de aves a seres humanos””.

– Não acho que o vírus sofra mutações graves até a Copa, mas se isso ocorrer e houver indícios de epidemia, precisaremos rever a posição – afirmou a diretora da Comissão de Agricultura do Parlamento, Brbel Hhn.

A Índia é o maior dos 13 países que informaram desde o início deste mês que detectaram os primeiros casos de aves selvagens e domésticas infectadas pelo tipo H5N1 do vírus da gripe aviária, o mais perigoso à saúde humana, em seus territórios. Os demais países são Iraque, Nigéria, Azerbaidjão, Bulgária, Grécia, Itália, Eslovênia, Irã, Áustria, Alemanha, Egito, França e, recentemente, Hungria e Croácia, onde, com exceção do primeiro, não foram registrados casos humanos.

Dois políticos de segunda linha da Alemanha, no entanto, mostram-se favoráveis ao cancelamento da Copa do Mundo.

– Se seres humanos também adoecerem, não precisamos pensar na organização do Mundial – disse o analista em Agricultura do Partido Liberal (FDP), na oposição, Hans Michael Goldmann.

Segundo o político, caso aconteça essa situação, ””ninguém seria tão louco de ir ao estádio””.

O analista em agricultura da União Democrata-Cristã (CDU), partido majoritário da coalizão de governo, Franz Holzenkamp, também acha que a realização da Copa deve ser repensada.

– Se o vírus se tornar muito perigoso, a prioridade é a saúde das pessoas e não o Mundial.