Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Alemanha ordena abate de 29.000 frangos após novo caso de influenza aviária

A doença foi encontrada em países como França, Holanda, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suécia e Polônia

Alemanha ordena abate de 29.000 frangos após novo caso de influenza aviária

Cerca de 29.000 frangos serão abatidos na Alemanha depois que novo caso de influenza aviária foi registrado em granja, disseram as autoridades na quinta-feira.

A influenza aviária do sorotipo H5N8 foi confirmada em uma granja na área oriental de Mecklenburgische Seenplatte, disse o governo do estado de Mecklenburg-Vorpommern.

As 29.000 aves estão sendo abatidas e uma área de observação de 10 quilômetros está sendo montada cobrindo 482 granjas próximas com cerca de 644.000 aves, acrescentou a autoridade do governo local de Mecklenburgische Seenplatte.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Europa nas últimas semanas, com suspeitas de aves selvagens estarem espalhando a doença.

A doença foi encontrada em países como França, Holanda, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suécia e Polônia, após atingir gravemente a Rússia, Cazaquistão e Israel. Cerca de 11 outras fazendas na Alemanha sofreram surtos.

Cerca de 10.500 perus foram abatidos depois que o H5N8 foi encontrado em uma granja no norte da Inglaterra, disseram autoridades britânicas em 29 de novembro.

O risco da doença ser transmitida para humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação precisaram de extensos programas de abates para serem contidos.