Banner AI - Cobb
Sanidade

Alemanha registra caso de gripe aviária em perus

Reuters
25-Nov-2016 08:42

Um caso de alto risco da gripe aviária H5N8 foi confirmado no Estado alemão da Baixa Saxônia e cerca de 16 mil perus da propriedade serão abatidos, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O caso foi confirmado em Cloppenburg no norte da Alemanha e é o primeiro caso em uma fazenda na Baixa Saxônia, uma das maiores regiões produtoras de aves da Europa, disse o ministério de Agricultura do Estado.

Diversos países europeus e Israel encontraram casos da gripe aviária H5N8 nas últimas semanas e alguns ordenaram que planteis de aves devem ser mantidos em abrigos fechados para evitar que a doença se espalhe.

A linhagem contagiosa do H5N8 tem sido repetidamente encontrada em aves selvagens em grande parte da Alemanha nos últimos dias e o governo do país endureceu as leis sanitárias para avicultores e alertou que pode exigir que as aves sejam mantidas em abrigos fechados.

A maioria dos surtos envolveu aves selvagens mas a Alemanha, Hungria e Áustria também reportaram casos em granjas de patos e perus domésticos onde todas as aves tiveram que ser abatidas. Um caso foi reportado em uma fazenda na Dinamarca na segunda-feira.

Outro caso foi reportado na região de Salzburgo, na Áustria, nesta quinta-feira em um pato selvagem que testou positivo perto da fronteira com a Bavária. A autoridade veterinária de Salzburgo ordenou que produtores de mais de 40 municípios próximos dos grandes lagos e rios da região mantenham suas aves abrigadas.