Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar animal

Alemanha vai proibir abate de pintainhos machos a partir de 2022

Avicultores alemães devem recorrer a sexagem em ovo para evitar a prática

Closeup photograph of one day old chickens.
Closeup photograph of one day old chickens.

A ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, apresentou um projeto de lei na última quarta-feira (03/02)( para proibir a prática da indústria avícola de abater pintainhos machos de um dia. Se aprovado, o projeto entraria em vigor em janeiro de 2022.

“Isso infelizmente está em prática em todo o mundo. Mas não considero isso eticamente aceitável”, disse a ministra. “Portanto, seremos o primeiro país a proibir o abate de pintinhos por lei”, disse ela em um discurso marcando o início da Semana Verde Internacional da Alemanha.

O projeto de lei propõe a proibição do abate de pintos machos de um dia de idade até o final de 2021 e a sexagem in ovo de embriões de pintinhos após o sexto dia de incubação até o final de 2023. Atualmente, 45 milhões de pintos machos de um dia são mortos anualmente na Alemanha, geralmente por gaseamento ou trituração mecânica.

O Tribunal Administrativo Federal da Alemanha decidiu em 2019 que as preocupações com o bem-estar animal superam os interesses econômicos dos fazendeiros que desejam praticar a trituração de pintinhos e declarou a prática permitida apenas por um período transitório.