Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Alerta em restaurantes

<p>Frango europeu vendido na Ásia tem sido injetado com proteínas de carne bovina e suína.</p>

Para aqueles que não comem carne vermelha, segue um alerta. Alguns restaurantes da China e da Índia têm vendido carne de frango (provenientes da Grã-Bretanha) bombardeadas com água e um coquetel químico contendo carne de suína e bovina. A tática faz com que o frango pareça maior do que realmente é, fazendo os consumidores pensarem que estão “gastando seu dinheiro” em um produtor melhor. O fato é: Os consumidores estão comendo proteínas de outros tipos de carne sem serem informados.

Isto deve alertar os países que reúnem mais de dois milhões de muçulmanos, judeus e hindus, que são proibidos de comer carne bovina e carne suína por motivos religiosos e culturais. O problema foi destacado em um estudo realizado pela Food Standards Agency, que realizou testes de DNA do pó químico utilizado para aumentar o volume dos frangos.

As revelações são preocupantes, e mostra que a Agência não conseguiu pôr fim a um esquema executado há, pelo menos, seis anos.

De acordo com a Agência, o uso do coquetel de água e produtos químicos são permitidos. Normalmente as susbtâncias injetadas contém sais ou fosfatos, juntamente com aromatizantes, conservantes e açúcar.  Porém, cinco amostras, produzidss na Europa, continham protéinas de bovinos e suínos.

As autoridades policiais dos países devem entrar com uma ação contra as empresas responsáveis pelo incidente. A Comissão Europeia quer a carne de frango hidrolisada com proteínas de carne suína e bovina seja devidamente rotulada. “A utilização dessas proteínas não faz da carne de frango um produto inseguro, mas é importante que as pessoas sejam informadas”, disse um porta-voz.

A chefe de polícia Sue Davies, acredita ser ruim o suficiente pagar por uma carne de frango com adição de água e proteínas. “Mas pior ainda é você evitar outros tipos de carne por motivos religiosos e, sem saber, ingerir proteínas não desejadas. É particularmente chocante e desagradável”.

– Com informações Daily Mail.