Agroceres Multimix

Alerta para alta de fertilizantes para milho na zona central da Argentina

Com 75% da superfície destinada ao milho de primeira linha já plantada, há um alerta para os fortes aumentos da uréia, fertilizante fundamental para o desenvolvimento dos grãos amarelos. Espera-se que chuvas completem o trabalho de plantio.

Redação com informações de El Agrario
05-Out-2021 11:33

Conforme divulgado pela Bolsa de Valores de Rosário (BCR), 75% da área destinada ao milho de primeira classe já está implantada no núcleo agrícola nacional. Ao longo da última semana, houve 15% de avanço no trabalho de plantio.

Segundo analistas da Bolsa de Valores de Rosário, embora o percentual de evolução até o momento seja semelhante ao dos últimos anos, a diferença é que "este ano há mais hectares para semear e há a preocupação de que as tempestades passem sem sair de milímetros", conforme alertado da entidade do mercado de ações .

De acordo com os relatórios, o centro sul de Santa Fé já está finalizando o trabalho de plantio, enquanto o norte de Buenos Aires é a área mais atrasada. Por outro lado, existem cidades a oeste da área núcleo onde o plantio foi interrompido por falta de água. " Nos Canais, 30% faltam para semear, em Bigand, 10%." Os assessores indicam a respeito desse assunto que o limite de espera para o plantio é até meados de outubro, caso contrário, perder-se-ão hectares.

Acompanhando a questão das safras de grãos amarelos , na bolsa de valores eles levantam preocupações com a forte alta dos preços dos fertilizantes, dado o trabalho de semeadura do milho de primeira classe. “Há um aumento muito importante de fertilizantes, a ureia aumentou muito esta semana. Também há aumentos do glifosato e faltam alguns insumos específicos ”, relatou o General Pinto. Além disso, foi levantado: “Faltam muitos insumos. Falta uréia, não sabemos se é temporária ou não. Falta também glifosato, achamos que pode ser por problemas de produção na China ”, alertaram da Canals.

Segundo fontes do mercado, a uréia , fertilizante mais utilizado pelos produtores de grãos amarelos, sofreu forte alta de 24% nos últimos três meses . O cereal também subiu, mas muito menos: aumentou 8%. Assim, o índice de entrada / saída passou de 3,1 para 3,5, conforme detalhado pelo BCR.