Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FAO 

Alerta para possíveis novos surtos de gripe das aves nos próximos meses

Especialista afirmou que várias estirpes do vírus tornaram-se endémicas na China  

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alertou, nesta terça-feira (21/12) para o risco de aumento de surtos da gripe das aves, sendo esperado o aparecimento de casos nos próximos meses.

Em declarações à agência espanhola Efe, a especialista da FAO Sophie von Dobschuetz afirmou que várias estirpes do vírus da gripe aviária tornaram-se endêmicas na China, onde as aves estão sendo vacinadas para reduzir a circulação do vírus. 

Em 2013, começaram a ser detectados pela primeira vez na China casos de pessoas infetadas pelo vírus H7N9, capaz de afetar gravemente os seres humanos. Uma análise da FAO em julho alertava para o risco de o vírus se introduzir em outros países, por via do comércio, representando uma ameaça à saúde pública e à segurança alimentar, face à alta probabilidade de contágio.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, nos últimos quatro anos foram confirmados 1.564 casos de infeção em seres humanos pelo vírus H7N9 em todo o mundo, que provocaram 612 pessoas. 

Von Dobschuetz lembrou que as aves selvagens podem voltar a introduzir o vírus mais do que uma vez e em locais distantes, o que permitiu a circulação do H5N8 na Europa, em 2016, e, este ano, em África.

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, o vírus H7N9 tornou-se endêmico na China e o H5N1 em algumas partes dos continentes asiático e africano. Von Dobschuetz considera que os serviços veterinários deveriam analisar a situação em cada país para tomar as medidas de controlo apropriadas, recordando que, até agora, este vírus não foi transmitido entre humanos e que não se é infetado através do consumo de carne de aves devidamente cozinhada.

Aumentar a vigilância, investigar os casos suspeitos através de testes laboratoriais, identificar os surtos a tempo e manter as aves em espaços fechados para as proteger do contacto com aves selvagens são algumas das recomendações da especialista da FAO.

 

es