Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alternativos se tornam fonte cada vez mais popular de alimentos

Pesquisador da Embrapa acaba de concluir palestra sobre avicultura alternativa na Apinco.

Redação AI/Campinas (SP) 31/05/01 10:20 – Élsio Antonio Pereira de Figueiredo, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, acaba de concluir a apresentação da palestra “Diferentes denominações e classificação brasileira da produção alternativa de frangos”, que abriu os trabalhos do segundo dia da Conferência Apinco, na Unicamp (Campinas/SP).

Segundo ele, as fazendas orgânicas estão se tornando uma fonte cada vez mais popular de produção de alimentos na Europa. “Existe, porém, um grau variado de sistemas de produção de aves que inclui além dos orgânicos outros não-industriais como os `free range`”, disse.

No Brasil, segundo Élsio, existe uma certa confusão entre os termos associados à avicultura alternativa. Abaixo, ele relaciona os principais:

1. Agroecológico x orgânico. Na legislação brasileira são tratados como sinônimos, porém, tecnicamente, são diferentes, pois agroecológico é mais amplo, já que precisa ser orgânico, ecológico e socialmente correto.

2. Agroecológico x sustentável. Sinônimos quando tratam no mesmo contexto, mas agroecológico é específico para agricultura.

3. Agroecológico x ao ar livre. Agroecológico é mais amplo, pois ao ar livre não inclui a ecologia, e agroecológico inclui ao ar livre. A produção confinada poderá também ser considerada agroecológica e orgânica, mas não tão facilmente como a produção mista e ao ar livre. A produção ao ar livre, por si só, não torna o produto orgânico ou agroecológico.

4. Agroecológico x caipira ou colonial. Agroecológico também se preocupa com índices de produtividade, é orientado para o comércio. A denominação galinha caipira ou colonial aproxima das exigências de produto agroecológico e orgânico, mas não é sinônimo.

5. Agroecológico x verde. Verde é considerado sinônimo de caipira/colonial, mas significa apenas que a criação é solta, ao ar livre e se alimenta de vegetais (milho e soja), mas não necessariamente orgânica/agroecológica.

Leia na edição de junho da revista Avicultura Industrial a primeira parte de matéria exclusiva sobre o assunto assinada pelo pesquisador da Embrapa.