Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Editorial

América como celeiro do mundo

Está no ar a edição 1269 on-line da revista Avicultura Industrial, que neste mês traz uma matéria especial sobre a produção avícola da América - Latina e muito mais ...

América como celeiro do mundo

2017A América Latina passou a desempenhar um papel fundamental no cenário mundial no que tange à segurança alimentar. O mundo passará a ter cerca de nove bilhões de pessoas em 2050, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A demanda por alimentos irá crescer exponencialmente e os países latino-americanos serão responsáveis por atender boa parte dessa necessidade. A região já é a maior exportadora mundial de itens alimentícios, como carnes, frutas e grãos.

O grande trunfo da América Latina está na sua extensão de áreas agricultáveis, clima favorável à agricultura e disponibilidade hídrica. Elementos essenciais para a obtenção de altos índices de produtividade. A maioria dos países ainda carece de maiores investimentos públicos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na área agropecuária. Os montantes aplicados do PIB agrícola na região com foco em inovação são três vezes menores do que os investimentos feitos em países desenvolvidos. O setor privado é que acaba liderando esse processo na América Latina, embora em grande parte com seus núcleos centrais de pesquisa localizados no exterior.

Os países latino-americanos também concentram suas vendas externas em produtos primários, com baixa agregação de valor. E enfrentam desafios logísticos que impactam sobre a competitividade dos itens comercializados. Na avicultura, Brasil e México lideram os volumes produzidos de carne de frango e ovos, respectivamente, com significativo crescimento da produção avícola em países como Argentina, Colômbia e Peru. A grande disponibilidade de grãos na região tem permitido o avanço da atividade, que tende a se desenvolver com força principalmente em países da América do Sul. Mesmo o Brasil, que já ocupa a posição de segundo maior produtor e primeiro exportador mundial de frangos, as perspectivas se mostram otimistas para avanços tanto no mercado interno quanto externo.

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques