Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Segurança dos alimentos

Amostras de frango importado do Brasil testam negativo para a Covid-19 em Hong Kong

Testes foram feitos depois que a prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, anunciou que detectou o novo coronavírus em lote importado do Brasil.
 

G1
20-Ago-2020 08:01

Amostras de frango congelado importado do Brasil testaram negativo para a Covid-19 após exames em Hong Kong, anunciou o Centro de Segurança Alimentar local na quarta-feira (18). Os testes foram feitos como medida de prevenção depois que a prefeitura de Shenzhen, que fica nas proximidades, anunciou que detectou a presença do novo coronavírus em um pacote de asas de frango compradas de um frigorífico catarinense, no último dia 13.

Em comunicado, o órgão sanitário disse que autoridades de Shenzhen e brasileiras foram acionadas após o caso, e que o lote em questão não foi colocado à venda. Informou também que, por precaução, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu o pedido de licença de importação da planta em questão para Hong Kong, enquanto a situação é apurada.

Conforme o órgão sanitário de Hong Kong, todas as 40 amostras coletadas dos lotes importados do Brasil testadas deram negativo para o novo coronavírus.

O comunicado cita ainda que a Organização Mundial da Saúde e demais autoridades da área afirmam que não há evidências de que pessoas possam contrair a doença pela comida, mas ressaltou que as pessoas devem evitar consumir produtos animais crus ou mal cozidos.

O G1 ainda tenta contato com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Associação Brasileira de Proteína Animal disse que vai esperar confirmação oficial para se posicionar sobre o assunto.
 

Covid-19 em frango
 
A prefeitura de Shenzhen anunciou que detectou o novo coronavírus durante controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial. De acordo com o número de registro informado no comunicado, o lote pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina.

Por cauda disso, autoridades de Hong Kong decidiram suspender de forma temporária a importação de frango de uma planta frigorífica de Xaxim, no Oeste catarinense. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o anúncio foi feito na mesma data do anúncio de Shenzhen.

No dia 14 de agosto, foi a vez das Filipinas divulgarem a suspensão temporária de carne de frango brasileira.
A suposta contaminação em pacote de frango importado do Brasil é pouco provável, segundo especialistas. Isso porque, entre outros motivos, não existe comprovação de que o vírus, mesmo congelado, consiga sobreviver na superfície por longos períodos.

Assuntos do Momento

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias
22 de Abril de 2021
Saúde

Brasil recebe autorização da Anvisa e poderá produzir até 400 milhões de vacinas em 90 dias

O próximo passo é buscar a transferência de tecnologia para dar início à produção dos imunizantes

16 de Abril de 2021
Cooperativa

Em entrevista, CEO da BRF diz que será preciso criar carne a partir de células de animais

Lorival Luz, CEO global da BRF, deu entrevista para UOL sobre tendências e perspectivas da marca

São Salvador Alimentos passa a fabricar produtos industrializados de frango com projeto Marel
20 de Abril de 2021
Mercado

São Salvador Alimentos passa a fabricar produtos industrializados de frango com projeto Marel

O projeto atenderá duas linhas de produção: os embutidos e empanados

BRF consolida a inovação como pilar de transformação e desenvolvimento sustentável
20 de Abril de 2021
Mercado

BRF consolida a inovação como pilar de transformação e desenvolvimento sustentável

Companhia dobrou investimentos em Inovação e P&D nos últimos dois anos e a intenção é aumentar ainda mais em 2021

A diferença entre os preços de ovos brancos e vermelhos é recorde
19 de Abril de 2021
Cotação

A diferença entre os preços de ovos brancos e vermelhos é recorde

Os valores dos dois tipos de ovos estão em alta, impulsionados pelas vendas aquecidas

Evonik faz investimento complementar na In Ovo em apoio ao lançamento da máquina para teste de  sexagem em ovos
20 de Abril de 2021
Mercado

Evonik faz investimento complementar na In Ovo em apoio ao lançamento da máquina para teste de sexagem em ovos

Startup atinge o estágio de comercialização de sua tecnologia. Determinação rápida e confiável da sexagem de embriões dentro do ovo agora é possível em escala. Tecnologia permite aos produtores de ovos evitar o descarte de pintos machos, procedimento que será proibido na Alemanha a partir de 2022

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade