Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Apex tem novo presidente

Com a mudança de governo e do próprio estatuto, Juan Quirós assume a presidência da Apex.

Da Redação 06/02/2003 – Juan Manuel Quirós é o novo presidente da Agência de Promoção à Exportação (Apex). Quirós é engenheiro industrial, graduado pela Universidade de Miami (USA), e se pós-graduou em Administração de Empresas pela FGV, com especializações em Gestão e Planejamento Estratégico, e em Economia Latino-Americana (ambas nos Estados Unidos). Brasileiro naturalizado, é casado e tem dois filhos.

Empresário, tem 41 anos de idade e um longo histórico de atividades de promoção comercial, realizadas não apenas como presidente de empresas, mas principalmente no âmbito de diversas entidades representativas do empresariado brasileiro.

Na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp/Ciesp), é diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Dirige ainda o Centro Internacional de Negócios e é o coordenador da Divisão de Promoção Comercial e do Programa São Paulo Exporta (SPEX). Representa a Fiesp na Coalizão Empresarial Brasileira, coordenada pela CNI, e coordena atualmente o Grupo de Investimento para as Negociações do Brasil na ALCA.

É vice-presidente de Comércio Exterior da Abrava/Sindratar (Associação Brasileira e Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo) e diretor-adjunto do Ciesp (Regional Campinas) e foi vice-presidente do Sindicato da Indústria de Instalação do Estado de São Paulo (Sindistalação) de 1998 a 2001.

Participou de missões empresariais como representante da Fiesp nos grupos de negociação da ALCA, a Quito (2002), Buenos Aires (2001) e San José da Costa Rica (1998). Foi representante e coordenador da Fiesp em várias missões comerciais paulistas aos EUA (Miami), Bolívia e Rússia, e em várias rodadas de negócios e projetos compradores.

Na atividade privada, é diretor-presidente das empresas Vecotec Engenharia de Sistemas Termomecânicos e Vecotec Manutenção Integrada. Foi fundador e presidente do Gênese- Grupo de Negócios dos Setores Empresariais (Grupo de Jovens Empresários), de 1991 a 1994.