Alltech
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Nota de falecimento

Após 92 dias internado, falece Claudemir Bongiorno, fundador da AVENORTE e ex-prefeito de Cianorte

Claudemir Bongiorno foi agricultor, avicultor e bancário antes de tornar-se empresário de sucesso em Cianorte, além de vereador e duas vezes prefeito

Redação com informações de Maringá Post
20-Jul-2021 08:22 - Atualizado em 20/07/2021 09:24

,
Claudemir Romero Bongiorno

Depois de 92 dias internado, o ex-prefeito de Cianorte Claudemir Romero Bongiorno, de 64 anos, morreu nesta segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por complicações provocadas pela covid-19. Bongiorno foi vereador e prefeito em dois mandatos, mas era bastante destacada também sua vida como empresário, sócio de uma das maiores empresas da cidade.

Como político, Claudemir Bongiorno fez parte do grupo político mais importante de Cianorte, capitaneado pelo ex-prefeito Edno Guimarães, que morreu em 2014 aos 69 anos. Bongiorno era sócio de Edno em uma um frigorífico de frangos e foi candidato a vereador numa eleição em que Edno concorreu a prefeito. Ambos venceram.

Bongiorno estreou na política em 1996, quando foi eleito vereador. Depois foi reeleito mais duas vezes para só então disputar a prefeitura.

E foi com o apoio de Edno e de seu irmão, o deputado Jonas Guimarães, também sócio no frigorífico, que o então vereador Bongiorno disputou a prefeitura em 2012 e foi eleito. O mesmo grupo o apoio na reeleição em 2016, com nova vitória.

Como prefeito, foi idealizador de diversos programas sociais, recebeu o 1º Prêmio Gestor Público do Paraná, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2013, e menções honrosas em demais edições, como o troféu excelência em 2020. Também conquistou reconhecimento da Fomento Paraná, Conselho Federal de Administração, Tribunal de Justiça, entre outros. Com relação ao combate da pandemia, o Município ocupou o 1º lugar no ranking de transparência apurado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) em 2020.

Ligação antiga com Cianorte

Nascido em Nova Esperança, Claudemir Bongiorno foi pioneiro em Cianorte, onde foi agricultor, avicultor e bancário, antes juntar-se a outros três amigos para fundar o abatedouro de frangos.

O ex-prefeito testou positivo para coronavírus em meados de abril, começou o tratamento em casa e precisou ser internado. Logo nos primeiros, dias contraiu uma infecção e precisou ser levado para São Paulo.

Durante o tratamento, o político chegou a ter melhoras em alguns momentos, a ponto de poder interagir com médicos e familiares, mas voltou a piorar.

Amigos falam sobre Bongiorno

Vários políticos lamentaram a morte de Claudemir Romero Bongiorno, entre eles seu amigo, sócio e aliado político Jonas Guimarães, deputado estadual e que no passado foi candidato a prefeito de Cianorte com o apoio de Bongiorno.

Jonas destacou o trabalho do amigo como vereador e depois como prefeito, mas enfatizou principalmente o ser humano, o pai de família, o homem compromissado com o desenvolvimento de Cianorte independentemente de estar ou não em algum cargo público.

O prefeito Marco Franzato, que também é pioneiro e foi que sucedeu Bongiono na prefeito, também fez elogios a seu antecessor, destacando o caráter de homem público compromissado com o município, sem esquecer toda a região polarizada por Cianorte.

Ao saber da morte do ex-prefeito, o prefeito atual decretou Luto Oficial de três dias e divulgou uma Nota de Pesar.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade