Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relações Internacionais

Após saída do Reino Unido da União Europeia, Brasil fecha acordo com UE sobre cotas agrícolas

UE vai reduz as cotas, mas em contrapartida o Reino Unido vai abrir outras proporcionalmente

Após saída do Reino Unido da União Europeia, Brasil fecha acordo com UE sobre cotas agrícolas

O Brasil e a União Europeia (UE) concluíram um acordo bilateral sobre cotas de vários produtos agrícolas, para ajustá-las ao bloco europeu que passou de 28 a 27 membros com a saída do Reino Unido (Brexit). Pelas cotas, o exportador vende para a UE um determinado volume com tarifa menor

Pelo acordo, a UE agora menor reduz as cotas, mas em contrapartida o Reino Unido vai abrir outras proporcionalmente, e assim preservar oportunidades de exportações para os dois mercados.

O Brasil tem várias cotas específicas na UE, para açúcar, carnes de frango, bovina e peru. O exportador ganha mais usando esse espaço para suas vendas, com alíquota mais baixa.

O Valor apurou que uma cota destinada especificamente ao açúcar brasileiro, hoje de 388,12 mil toneladas, será reduzida para 341,55 mil toneladas, com o resto devendo ser oferecido em outra cota pelo Reino Unido. A UE aceitou a continuidade do cumprimento de redução da tarifa para 11 euros/tonelada no primeiro ano, e para 11 euros/tonelada e 54 euros/tonelada no segundo ano de determinados volumes dessa cota só brasileira, conforme compromissos assumidos quando da entrada da Croácia no bloco comunitário.

Por sua vez, uma cota que o Brasil disputa com outros exportadores de açúcar vai passar de 371,88 mil toneladas para 341,46 mil toneladas.

Quanto à carne de frango (salgado, processado, congelado etc), várias cotas específicas somadas para o Brasil declinarão de 338,88 mil toneladas para 244,27 mil toneladas, numa contração de 27,9%. Com essa baixa na UE, a cota no Reino Unido será bem maior, refletindo mais vendas brasileiras de frango naquele mercado em anos recentes.

Uma cota também para o Brasil de carne bovina sem osso, de 10 mil toneladas, cairá para 8,95 mil toneladas. Já a cota para carne bovina congelada destinada a todos os exportadores, e não apenas ao Brasil, cai de 63,7 mil toneladas atualmente para 19,7 mil toneladas. Como essa forte baixa, a UE se comprometeu a compensar diminuindo a tarifa dentro dessa cota de 20% para 15%.

Por sua vez, a cota para carne de peru congelada para o Brasil cai de 3,11 mil toneladas para 2,86 mil toneladas na UE. Para carne de peru preparada, a cota também só para o Brasil, diminui ligeiramente de 92,3 mil para 91,8 mil toneladas.

Em outras cotas agrícolas, nas quais o Brasil disputa com os outros exportadores, a divisão entre a UE e o Reino Unido também está delineada.

Para milho, a cota geral na EU passa de 278 mil toneladas para 276,4 mil toneladas. Ou seja, quase todo o volume com alíquota menor fica mesmo com o bloco comunitário.

Manutenção de certificados

Na negociação, o Brasil obteve a garantia da UE sobre a manutenção de certificado de origem dos exportadores, de forma que o governo brasileiro poderá monitorar quem tem acesso às cotas e evitar irregularidade em seu uso.

Concluídas as negociações entre o Brasil e a UE, agora os europeus precisam de autorização interna para assinar o acordo, o que pode levar meses. Além disso, sua implementação deverá ocorrer com a implementação também de acordos de cotas com o Reino Unido, para não haver descompasso entre os dois e prejuízos para o exportador.

As negociações entre o Brasil e o Reino Unido estão bem avançadas sobre os volumes das cotas agrícolas que Londres vai abrir. Falta, porém, resolver questão como administração das cotas, por exemplo. Nova negociação ocorrerá em 5 de outubro.