Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Árabes compraram menos aves do Brasil em janeiro

As exportações brasileiras de aves cresceram 15%. Os árabes, no entanto, importaram 3,5% a menos em relação ao ano anterior.<br /> 

Árabes compraram menos aves do Brasil em janeiro

Os países árabes como um todo compraram 97.950 toneladas de aves do Brasil em janeiro, uma queda de 3,5% em relação ao ano anterior. Os números referem-se a produtos avícolas inteiros e processados ??e foram divulgados na última quinta-feira (6) pela Associação Brasileira de Proteínas Animais (ABPA).

Entre os principais compradores árabes, a Arábia Saudita registrou um declínio anual de 9% nas compras, para 35.150 toneladas. Os Emirados Árabes Unidos, o segundo maior comprador em volume, apresentaram o maior declínio, de 18% em relação ao ano anterior, para 21.100 toneladas.

No geral, o Brasil exportou 323.800 toneladas em janeiro, 15% a mais que no ano anterior. As receitas também aumentaram 16,5%, para US $ 529,1 milhões.

“O mercado externo continua sob pressão, o que se traduz em preços mais altos do que no ano anterior. O mix de produtos enviados para mercados de maior valor agregado, como Japão, China e União Européia, também beneficiou o desempenho mensal ”, afirmou Francisco Turra, presidente da ABPA, em comunicado à imprensa.

A China, principal destino das exportações do Brasil, responsável por 19,8% do total, importou 62.700 toneladas em janeiro, alta de 87% em relação ao ano anterior.

Outro grande mercado, o Japão, que responde por 10% das exportações, comprou 31.900 toneladas, 17% a mais que no ano anterior. As exportações para a União Européia aumentaram 22%, para 18.100 toneladas.