Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Arábia Saudita e Vietnã reportam surtos de Influenza Aviária

Em ampos os países o vírus é alta patogenicidade

Arábia Saudita e Vietnã reportam surtos de Influenza Aviária

De acordo com os relatórios divulgados na última quarta-feira (04/02) pela Organização Mundial para Saúde Animal, mais dois países reportaram surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, Arábia Saudita e Vietnã.

Na Arábia Saudita o sorotipo encontrando foi o H5N8 em uma fazenda na região de Sudair, localizada a aproximadamente 150 km ao norte da capital saudita, Riad. Segundo o relatório 408 mil aves  foram abatidas e medidas de biosseguridade foram tomadas.

Já no Vietnã, o surto foi identificado na comunicade rural de Duc Yen na província de Quang Ninh. Conforme o relatório de notificação da OIE, o surto fez com que 3000 aves fossem abatidas. Nos dois casos não se sabe a origem do surto.

Somente os dias primeiro e 24 de janeiro 51 novos surtos. De acordo com a OIE o total de surtos contínuos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em todo o mundo são 102, sendo 32 na África, 60 na Ásia e 23 na Europa. Durante o período, um total de 418.954  animais foram notificados como perdas.

Desde o início de janeiro as notificações da doença vem aumentado e já atingiu importantes produtores como a Polônia. Recentemente a enfermidade chegou a China que passa por uma crise sanitária com a Peste Suína Africana e o Coronavírus.