Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Arábia Saudita pede explicações sobre Operação Trapaça

Ao todo, dez mercados aguardam respostas mais detalhadas do governo brasileiro

Arábia Saudita pede explicações sobre Operação Trapaça

Maior comprador de carne de frango do Brasil, a Arábia Saudita pediu nesta sexta-feira (09/03) explicações ao governo brasileiro sobre a terceira fase da Operação Carne Fraca, realizada pela Polícia Federal nesta semana. O país importou pouco mais de US$ 1 bilhão de carne de frango congelada, incluindo miúdos, no ano passado.

Agora são dez os mercados que aguardam respostas mais detalhadas do governo brasileiro sobre o esquema de fraude em que laboratórios privados forneciam laudos técnicos negando a existência de salmonela a frigoríficos. Os demais são União Europeia, Hong Kong, Egito, Ucrânia, Japão, Chile, Argentina, China e Coreia do Sul.

Apesar da cobrança por maiores detalhes a respeito da operação da Polícia Federal, nenhum mercado decidiu proibir as importações da carne brasileira.

As investigações demonstraram, segundo a PF, que setores de análises da BRF e cinco laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura fraudavam resultados de exames em amostras do processo indústria. O objetivo era diminuir os níveis da bactéria salmonela, que impediriam a exportação dos produtos para mercados externos de controle mais rígido. A empresa informa que nenhuma das frentes de investigação diz respeito a algo que possa causar dano à saúde pública.