Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Resgate Histórico

Arboreto Luiz de Queiroz será lançado com plantio no Dia da Árvore

Projeto resgata proposta original de 1905, de Arsênio Puttemans, promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas em área de mais de 200 hectares

Arboreto Luiz de Queiroz será lançado com plantio no Dia da Árvore

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) lançam nesta quarta-feira, 21/09, Dia da Árvore, o projeto Arboreto Luiz de Queiroz. A iniciativa visa tornar o campus da USP em Piracicaba um jardim botânico de árvores brasileiras, resgatando a proposta original de 1905, do paisagista belga Arsênio Puttemans, promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas numa área de mais de 200 hectares. Como marco inicial do projeto, será realizado o plantio de uma árvore de espécie nativa brasileira na Alameda Principal do Campus USP Luiz de Queiroz, às 10h30.

Coordenado por professores do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, o Arboreto Luiz de Queiroz também prevê a construção de um centro de vivência e visitação, com o intuito de ampliar experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à universidade.

“A iniciativa canaliza o sentimento de gratidão que todos temos pelo esforço de manter um parque tão belo como o da Esalq. As árvores desse parque embelezam e são fonte de ar puro, protegem aves, nos dão sombra e regulam os ciclos da água. O projeto permite que a comunidade expresse a sua gratidão, e a retribuição se materializa por meio de campanhas permanentes de doações”, destaca o professor Luiz Carlos Estraviz Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Segundo Estraviz, na prática, os recursos arrecadados serão alocados para meticulosa avaliação e tratamento sanitário de todas as árvores que hoje integram a coleção do parque; plantio de novas árvores; desenvolvimento de um aplicativo de celular que permitirá aos visitantes identificar as árvores durante caminhadas e passeios pelo parque; e modernização do atual viveiro de mudas florestais da Escola, para criar um centro de vivência e de visitação, e para o cultivo de coleções especiais conectadas por trilhas educativas.

“O Arboreto será um jardim botânico de árvores habilitado para beneficiar e certificar sementes florestais, produzir em um moderno viveiro e casas de vegetação mudas florestais de alta qualidade, gerir trilhas e jardins abertos ao público, e abrigar um novo espaço anexo para expansão do renomado Herbário Luiz de Queiroz”, complementa o professor.

As doações para o projeto podem ser feitas em qualquer valor, direto pelo site: fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz. Além de contribuir para a difusão e o progresso da ciência, todos os doadores terão seus nomes eternizados em mural exclusivo. Informações sobre como os recursos arrecadados estão sendo utilizados serão divulgadas por meio do blog da página e nas redes sociais (Instagram e Facebook – Arboreto Luiz de Queiroz).

PARCEIROS

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, o Arboreto Luiz de Queiroz trará o merecido reconhecimento da Escola como um Parque Botânico de Árvores Nativas. “Além de uma instituição voltada para ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade de São Paulo, tornará nosso parque e todo seu entorno no Campus como um local que tenha a árvore como seu elemento principal. Tudo gerenciado de forma profissional e científica desde sua implantação há mais de 120 anos. Da raiz, folhas e frutos vivificando Piracicaba e o estado de São Paulo com reconhecimento nacional de suas áreas verdes oferecidas à comunidade.”

O projeto também conta com a parceria institucional da Fealq. “O Arboreto Luiz de Queiroz está alinhado à missão da Fundação, focada na responsabilidade para a construção de um mundo melhor. Por isso, tem todo nosso apoio desde o início”, ressaltou o diretor-presidente da entidade, professor Nelson Massola.

A iniciativa tem, ainda, o apoio da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Serviço

Lançamento do projeto Arboreto Luiz de Queiroz

Data: 21 de setembro

Horário: 10h30

Local: Alameda Principal do Campus USP Luiz de Queiroz, ao lado do Departamento de Genética