Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Argentina cria articulação público-privada para mitigar a resistência antimicrobiana

A Senasa convocou o setor produtivo privado e membros de entidades públicas nacionais para uma reunião para coordenar ações conjuntas.

Argentina cria articulação público-privada para mitigar a resistência antimicrobiana

No âmbito do trabalho que a Argentina vem realizando no campo da resistência antimicrobiana (RAM) , o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) propôs a criação de uma comissão de articulação público-privada .

Para a formação dessa comissão técnica, foram convocados profissionais do setor produtivo privado e membros de diferentes entidades públicas nacionais com interferência direta no assunto.

Na primeira reunião, realizada em 28 de novembro na sede da Senasa (Cidade Autônoma de Buenos Aires), foi apresentada aos membros da comissão a proposta de trabalhar transversalmente entre todos os atores do setor agrícola. o objetivo de coordenar ações conjuntas que ajudem a mitigar a geração e impedir o aparecimento de RAM.

Essa integração busca preservar os antimicrobianos como uma ferramenta terapêutica para a saúde pública e a saúde animal, através do uso racional e prudente desses produtos terapêuticos.

Como introdução, Federico Luna, diretor de Produtos Veterinários da Senasa, apresentou o escopo desta proposta, enfatizando os principais objetivos e pilares desta comissão, entre os quais destacou a comunicação e divulgação, que serão discutidas e analisadas a seguir. reuniões para unificar critérios e unir esforços .

Representantes e membros do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), Câmaras Argentinas da Indústria de Produtos Veterinários (CAPROVE), Empresas de Nutrição Animal (CAENA), Confinamento (CAF), Confederações Rurais da Argentina (CRA) participaram da primeira reunião , Sociedad Rural Argentina (SRA) e o Centro de Empresas de Processamento de Aves (CEPA).

Havia também a Associação Argentina de Produtores de Suínos (AAPP), Coordenador Federal de Faculdades e Conselhos Veterinários da República Argentina (FEVA), Grupo de Intercâmbio de Tecnologia para Exportação de Suínos (GITEP) e Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET).