Vale
12-Set-2017 16:10 - Atualizado em 12/09/2017 16:25
Sanidade

Argentina desenvolve sua primeira vacina para doença de Gumboro

Governo da Argentina e um laboratório particular apresentaram a primeira vacina biológica desenvolvida integralmente no país contra uma doença infecciosa que afeta as aves de produção

O governo da Argentina e um laboratório particular apresentaram na quinta-feira (07/09) a primeira vacina biológica desenvolvida integralmente no país contra uma doença infecciosa que afeta as aves de produção.

A vacina contra a doença infecciosa da bursa (IBD), conhecida como doença de Gumboro, foi desenvolvida por especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina e dos Laboratórios Inmuner.

Na apresentação, o ministro de Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, destacou "as políticas de Estado que permitem que a interação público-privada gerem produtos dos quais todos estamos orgulhosos".

Segundo informou o Ministério de Agroindústria em um comunicado, este avanço frente a uma doença endêmica na Argentina "permitirá comercializar localmente doses para uma produção nacional de mais de 725 milhões de aves ao ano com destino à lida e substituir importações".

A vacina foi desenvolvida graças a uma aliança estratégica entre o INTA e os Laboratórios Inmuner, uma média empresa da cidade de Concepción del Uruguay (na província argentina de Entre Ríos, no nordeste da Argentina).

Segundo explica o comunicado, "este avanço induz imunidade em frangos para a prevenção da infecção do vírus altamente contagioso e imunossupressor em frangos jovens".

A empresa projeta vendas na Argentina de 10 milhões de doses no futuro, já que todas as aves da indústria atualmente são vacinadas contra esta doença.

UOL
Deixe seu Recado