Biossegurança

Argentina e Brasil fortalecem controle nas fronteiras

O vice-presidente da Senasa, Guillermo Rossi, apresentou no Seminário “Gestão Coordenada de Fronteiras”, organizado no Brasil pela OEA nos dias 11 e 12 de novembro.

Argentina e Brasil fortalecem controle nas fronteiras

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) participou do Seminário “Gestão Coordenada de Fronteiras” para as Américas, organizado no Brasil pela Organização dos Estados Americanos (OEA) , onde as agências de saúde da região discutiram o assunto. mecanismos de controle de segurança sanitária .

“Durante o curso do seminário, buscamos desenvolver uma gestão coordenada das fronteiras que facilite o comércio, mantendo o equilíbrio que implica e a segurança da saúde dos países da região, evitando riscos”, disse o vice-presidente da Senasa, Guillermo Rossi, que chefiou a delegação argentina no Brasil .

O seminário realizado sob o lema, “trabalhando para tornar visível um acordo regional de reconhecimento mútuo integrado” , é conduzido pelos costumes dos países da região, que fizeram as primeiras apresentações dos avanços na OEA, como Brasil e Colômbia.

Rossi explicou que “discutimos como inserimos controles sanitários para que empresas autorizadas que atendam aos requisitos possam passar pela fronteira com mais agilidade e eficiência, com menos despesas e segurança, evitando perda de tempo”.

“Nesse contexto, a Senasa apresentou os avanços em todos os sistemas que impactam as fronteiras, seja para certificação fitossanitária e de segurança alimentar, e as barreiras GIS, que também é um aplicativo que facilita o manuseio de informações e a interação entre os outros sistemas e, acima de tudo, facilita o processo de atas, dadas as intervenções que estamos realizando ”, concluiu o funcionário do Senasa .

Participaram da conferência representantes da alfândega, América Latina e Caribe, responsáveis ??pelo Programa Portal Único de Comércio Exterior, coordenadores dos programas da OEA e representantes da Agricultura que controlam a fronteira dos países da região.

É importante observar que antes do seminário de 2018, os diretores aduaneiros dos nove países cumpriram e assinaram um compromisso de desenvolver um Acordo Regional de Reconhecimento Mútuo até 2020. Esse compromisso foi chamado de “Declaração de São Paulo” e foi assinado para todos os países presentes durante o seminário.

Durante a reunião dos Diretores Aduaneiros, bem como durante o seminário do ano passado, enfatizou-se que, para que os programas da OEA sejam plenamente bem-sucedidos, é vital incluir os vários órgãos governamentais responsáveis ??pela gestão e controle dos fluxos. de mercadorias nas fronteiras, ou seja, para permitir o gerenciamento integrado das fronteiras.

O Programa Regional da OEA deve beneficiar as empresas que desejam ser certificadas como confiáveis, com procedimentos mais celebrados e transparentes, ao mesmo tempo em que criam condições mais eficazes de controle do fluxo do comércio exterior pelas autoridades governamentais dos países da região. .

Este seminário também contou com a presença de autoridades internacionais e nacionais, que examinaram os benefícios que o programa da OEA oferece para as empresas e para cada um dos países e iniciaram os trabalhos para a integração efetiva dos vários órgãos de controle na gestão. de fronteira.